Post_1anoHomeOffice_BannerBlog


1 ano de Home Office: como promover a produtividade e a integração das suas equipes?

2020 foi um grande catalisador de mudanças, que transformou completamente a forma como todos nós trabalhamos. Esta semana completamos 1 ano de Home Office aqui na Gentrop, mas não foi apenas por aqui que surgiu a necessidade de se reinventar. No Brasil, inúmeras organizações também optaram por se manter longe do escritório a fim de garantir a saúde de seus colaboradores.

Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em novembro de 2020, 7,3 milhões de brasileiros estavam trabalhando remotamente. Com essa mudança, os principais desafios das organizações passaram a ser a gestão do trabalho, as soluções tecnológicas que sustentam o trabalho de casa, e como manter a conexão humana e a integração dos times que estão trabalhando 100% de forma remota.

É por isso que acreditamos cada vez mais na importância de se desenvolver Ecossistemas Colaborativos e investir em soluções tecnológicas para proporcionar experiências mais conectadas nas empresas. E por ser uma data tão importante e que precisa ser lembrada, hoje vamos apresentar soluções essenciais para otimizar a integração das suas equipes e aumentar a produtividade. Continue lendo para saber mais!

 

3 dicas para otimizar a integração das suas equipes

 

1. Invista em ferramentas de comunicação

A tecnologia sempre esteve aqui para nos apoiar e, nesse momento de distanciamento social, o investimento em ferramentas de colaboração são essenciais para conectar os colaboradores da sua empresa. É importante que se tenha ferramentas de comunicação interna ágeis, como os aplicativos do Google Workspace, para enviar mensagens, gerenciar o tempo de trabalho, desenvolver projetos em conjunto e compartilhar tudo isso com facilidade. 

Apps como o Google Chat e o Meet podem ser grandes aliados para a comunicação diária das suas equipes. Já os Documentos, Apresentações e Planilhas, são perfeitos para o desenvolvimento e o compartilhamento de projetos.

 

2. Ouça as suas equipes

É muito importante que nesse momento você dê voz aos seus colaboradores. Os gestores precisam ouvir seu time e estar atentos às principais reclamações, críticas e elogios. Faça com que eles se sintam importantes e que tenham envolvimento no dia a dia. Os Formulários do Google são uma ótima opção para realizar enquetes e pesquisas internas.

Ah, e que tal investir em uma rede social corporativa como o Google Currents? Essa é uma boa dica para proporcionar momentos de integração entre colaboradores, além de também fomentar a conexão por projetos ou grupos de interesse. Você também pode criar canais exclusivos de comunicação com o Google Sites. Todas essas opções, com certeza, irão te auxiliar nessa jornada de conexão com os seus times.

 

3. Atenção e cuidado com novos colaboradores

Faça com que o primeiro dia seja positivo e impactante! Não coloque a preocupação com a produtividade imediata do funcionário recém-contratado em primeiro lugar. Foque em fazer com que essa pessoa se sinta bem-acolhida e integrada à nova cultura. 

Garanta que o novo funcionário conheça todos os valores, objetivos e a missão da empresa. Além, é claro, de ter total clareza sobre os recursos digitais que são utilizados no dia a dia. O Google Classroom é uma ferramenta de gerenciamento de conteúdo que pode te ajudar a levar conhecimento, não só aos novos, mas para todos os colaboradores. Considere essa opção!

 

Como ter maior produtividade no dia a dia?

 

Nossa primeira dica é criar uma lista de tarefas no aplicativo Google Keep para se manter motivado. Com ela, você pode organizar melhor as tarefas do trabalho e também as tarefas da sua vida pessoal - essencial para quem está trabalhando em casa. Ao criar a sua lista, determine objetivos de longo prazo e de curto prazo, dessa forma você não se sentirá tão sobrecarregado e visualizará melhor o quanto está progredindo. E o mais importante: integre sua lista com o Google Agenda e programe seus prazos e prioridades.

Para deixar o dia a dia mais leve, crie telas divertidas para as suas videoconferências, faça pausas estratégicas com o seu time no Google Chat ou no Google Meet para falar de coisas além do trabalho - um coffee break virtual. Além disso, você pode bloquear no Google Agenda horas específicas para trabalhar em atividades essenciais, isso irá te auxiliar a ter uma rotina mais equilibrada.

Outro ponto importante para manter a produtividade é estabelecer prazos. De nada adianta ter um escritório em casa, criar listas para organizar o seu dia a dia, se você não estabelece prazos para que as coisas sejam feitas. O trabalho remoto exige prazos sérios, então atente-se às deadlines para chegar cada vez mais perto dos seus objetivos. E essa dica vale tanto para as tarefas profissionais, quanto para as pessoais. Inclua no seu Google Agenda atividades que não estão relacionadas ao trabalho, como exercícios físicos, cuidado com os filhos e com a casa. Crie uma agenda e compartilhe com a sua equipe para que todos fiquem cientes da sua programação diária, se necessário.

 

Gostou das nossas dicas? Esperamos que dessa forma você consiga ter uma visão do que precisa ser transformado na sua empresa em relação ao trabalho remoto e quais ferramentas podem te auxiliar nessa mudança.

E se a sua organização precisa de auxílio para colocar em prática todas as nossas dicas de integração em produtividade, conte com a nossa equipe de especialistas Google aqui na Gentrop. Além de trabalharmos com soluções tecnológicas de ponta, como os aplicativos do Google Workspace, nós também desenvolvemos Ecossistemas de Colaboração essenciais para promover experiências mais conectadas e humanizadas nas empresas de nossos clientes.

→ Fale com a gente!