3 tipos de licenças do Google G Suite e seus benefícios

Muitos executivos de negócios e até gestores de TI ainda veem o Google G Suite como uma plataforma única, sem variações. Mas existem três edições disponíveis, e é importante conhecê-las para fazer a melhor escolha.

Neste artigo, você vai conhecer as três diferentes licenças do Google G Suite e os benefícios que cada uma delas podem oferecer ao seu negócio.

Acompanhe!

1. G Suite Basic

O G Suite Basic é a primeira versão dos recursos de colaboração e produtividade para empresas. Essa ferramenta corporativa é um passo além do que o que costumamos ver na versão pessoal do G Suite para pessoas físicas. Ele é indicado para freelancers, profissionais autônomos e para a maioria das pequenas e médias empresas, independentemente  do mercado em que atuam.

Essa versão mais básica do G Suite possui todos os aplicativos e acesso para trabalhar em qualquer lugar utilizando qualquer dispositivo conectado à web (desktop, smartphone, notebook, tablet etc.) — em qualquer hora.

O G Suite Basic possui 30 GB de armazenamento compartilhado entre o Gmail e o Google Drive assim como também permite utilizar um endereço de e-mail personalizado (nome@empresa.com) e tem os anúncios do Gmail desativados.

Essa versão também possui segurança sólida para e-mails com capacidades avançadas de anti-phishing e malware. Além disso, os usuários podem configurar suas contas para trabalhar nos seus apps de forma offline, por exemplo: receber e enviar e-mails, editar arquivos e documentos, fazer upload de imagens - tudo sem precisar estar conectado a internet e sem se preocupar em salvar (o Google armazena todos esses dados e faz o salvamento automático assim que você fica online novamente).  

No G Suite Basic não há limite no número de usuários e você também pode inserir a sua marca na home do Gmail assim como pode usar seu próprio domínio personalizado.

2. G Suite Business

Essa versão da suite do Google se compara a um pacote de escritório aprimorado, com todos os recursos incluídos no Basic, mas com o diferencial do armazenamento na nuvem ilimitado (a partir de 5 usuários ou 1TB para até 4 usuários). O G Suite Business é a segunda versão no nível corporativo que tem um enfoque maior em apps de segurança. Essa versão inclui o G Suite Apps Vault e o Drive de Times - o que significa uma gestão maior de armazenamento seguro na nuvem. Para segurança, também oferece relatórios adicionais de auditoria e recursos de arquivamento no Vault, com um dashboard de controle otimizado para equipes e administradores de TI.

O G Suite Business é recomendado para empresas que tenham políticas de segurança de gestão e retenção de arquivos e mensageria.

Essa versão do G Suite oferece armazenamento online ilimitado, controle avançado de administração de aplicativos para o Google Drive, insights de auditoria e relatório para conteúdo do Drive. O Google Vault retém e-mails, bate-papos do Hangouts e arquivos do Google Drive, ou seja, tem a capacidade de arquivar e buscar todos os e-mails recebidos e enviados de sua empresa, além das mensagens trocadas no Hangouts.

A partir disso, também pode-se definir ações baseadas em políticas, como alterar a mensagem de aviso, a quarentena ou a rejeição. Esses controles garantem que toda a comunicação da empresa seja avaliada e que o time de TI e/ou os gestores estejam no controle dela.

No geral, o G Suite Business é uma excelente opção para organizações maiores e para operações menores que exigem a segurança mais rígida que o Google Vault e Drive de Times pode oferecer.

3. G Suite Enterprise

Além de atraente e totalmente funcional o G Suite Enterprise é o pacote de escritório premium com controles e recursos avançados para empresas -  independentemente do porte ou segmento.

O G Suite Enterprise foi projetado especialmente para oferecer suporte e aprimorar organizações que desejam acessar recursos de funcionalidade avançada, como gerenciamento de chaves de segurança, reuniões de nível empresarial e recursos de proteção contra perda de dados.

A edição corporativa também oferece a oportunidade de 50 pessoas participarem das conferências do Google Hangouts Meet — inclusive com a opção de gravar essas sessões e armazená-las no Google Drive - maior controle para possíveis auditorias.

Na edição do G Suite Enterprise, os usuários obtêm tudo o que podem acessar nos serviços do Basic e do Business, mas com diferenciais que são pensados para grandes corporações, como:  controles e personalização de segurança e administração avançados, com uma central de segurança para análises, insights e práticas recomendadas do Google;

Também é importante ressaltar que o G Suite Enterprise oferece o mais alto nível de controle administrativo que o Google tem para oferecer. Com esta edição, a empresa também pode:

  • melhorar a segurança do Google Drive ao verificar e proteger arquivos armazenados usando regras de Prevenção contra Perda de Dados (DLP, na sigla em inglês), inclusive para imagens ao ativar o reconhecimento óptico de caracteres (OCR, na sigla em inglês), que é uma tecnologia que extrai texto de imagens.
  • integrar o Gmail a uma solução de arquivamento de terceiros para atender aos requisitos de conformidade legais, normativos e organizacionais;
  • acesse e análise registro do Gmail no BigQuery para análises profundas e personalizadas
  • usar a criptografia S / MIME para melhorar a segurança de e-mail;
  • pode exigir o uso de chaves de segurança na verificação em duas etapas para fazer login no G Suite;
  • automatizar tarefas para gerenciamento de dispositivos móveis definindo regras personalizadas que são acionadas quando atividades suspeitas são detectadas.

Qual dos três tipos de licenças do Google G Suite é melhor para a sua empresa?

Como você viu, uma das coisas mais interessantes sobre o uso do G Suite é o fato de que é possível usar diferentes licenças e soluções de usuários, dependendo das necessidades de sua empresa.

Após conhecer as diferenças das três edições do Google G Suite, o próximo passo é analisar qual edição se adequa a sua estratégia e investimento para esse ano. Conte conosco para realizar esse estudo do Google G Suite.

Muitas organizações preferem atribuir um intervalo de licenças aos usuários para manter o fluxo de trabalho correto. O Google oferece edições do G Suite para atender a diversas necessidades, todas com o objetivo de capacitar a força de trabalho e colocar a colaboração nas mãos da organização.

→ Leia também: Por que implementar o Google G Suite com a Gentrop?

Que tal, qual dessas três versões do Google G Suite está mais alinhada às necessidades do seu negócio? Faça agora o teste G Suite e descubra qual a versão mais indicada para você!