Homem de terno e gravata, sentado mexendo no celular


4 dicas para potencializar produtividade e reduzir custos na empresa

Segundo o Banco Mundial, a produtividade do trabalhador brasileiro é baixa. Ela equivale a 19% do que um trabalhador estadunidense produz anualmente. E isso também contribui para o aumento dos custos nas empresas.

Em relatório recente, o Banco Mundial aponta que o desafio do país é, entre outros, melhorar as condições trabalhistas, investir mais em qualificação e em tecnologia.

Empresários e gestores nacionais estão sempre buscando contornar essa realidade. Esse é um esforço contínuo, que merece atenção em organizações de todos os portes e em todos os segmentos do mercado.

Neste artigo, resolvemos apontar algumas dicas práticas para você potencializar a produtividade e melhorar o seu ROI em TI. Acompanhe!

1. Ajuste a controladoria de custos na empresa

Muitas vezes, o aumento da produtividade é visto apenas como um desafio de fazer com que os colaboradores produzam mais e em menos tempo. Mas a equação é um pouco mais complexa. Ela perpassa também a gestão de custos, uma vez que produzir melhor também significa gastar menos e investir mais.

Hoje em dia, inovar também é repensar processos, métodos e recursos que otimizem investimentos. Com isso, a economia passa ser também de tempo, já que aumentasse a produtividade e libera o profissional a pensar cada vez mais estrategicamente.

2. Invista na qualificação dos profissionais

O relatório macro do Banco Mundial aponta também que os trabalhadores brasileiros estão entre os menos qualificados do mundo. Isso é resultado dos problemas educacionais do país, mas também do baixo investimento das organizações em ferramentas e qualificação.

A chave para virar esse jogo, apontam diversos especialistas,  são os empresários e líderes perceberem que cada centavo gasto com cursos e atualizações de seus profissionais é um investimento. Pessoas melhores  preparadas para lidar com os recursos, para lidar com decisões com mais autonomia e ser mais criativas, tendem a trazer mais retornos.

3. Crie uma cultura de colaboração e disseminação do conhecimento

Um outro ponto importante para reduzir custos nas empresas e melhorar a produtividade é a criação de um clima organizacional voltado para a colaboração e o intercâmbio de conhecimento entre todos os profissionais e colaboradores.

São inúmeros os estudos nas áreas de gestão de pessoas, sociologia empresarial, entre outras, que apontam que os negócios que possuem a cultura de colaboração se tornam, até mesmo, mais lucrativos/eficientes.

A boa notícia é que não é preciso gastar dinheiro para fazer isso. Profissionais de RH junto às equipes de marketing e comunicação, alinhados com as lideranças, podem implementar ações de endomarketing; as quais visam entender melhor os anseios dos profissionais e permitem assim o desenvolvimento de estratégias para atuar de maneira mais certeira, promovendo assim maior engajamento, espírito de equipe e a troca de conhecimentos.

4. Invista em boas tecnologias

Por fim, a chamada “era da transformação digital” tem sido uma jornada de descobertas para muitas organizações que querem reduzir seus gastos e potencializar sua produção. Ela remete — em poucas palavras — à adoção de ferramentas inovadoras que ajudam a ajustar processos, controlar indicadores e métricas, mensurar resultados e promover a melhoria contínua.

Um exemplo bem claro de soluções de mercado que tem se destacado entre grandes companhias ao redor do mundo, é o Google G Suite, um pacote de serviços baseados em cloud computing (computação em nuvem) fornecido pelo Google. Com o G Suite, é possível melhorar produtividade, colaboração, comunicação, segurança e mobilidade.

As soluções já conhecidas na vida pessoal de cada colaborador, já são entregues nos espaços empresariais, de forma prática: na nuvem! Com custos sob medida para os mais variados tipos de empresa. O Gmail, o Hangouts, a Agenda e o Drive da maneira que todos conhecem, gostam e consomem!

Investir no Google G Suite pode ser considerado o primeiro passo para quem deseja inovar e trazer a inovação para a sua empresa, uma vez que a organização tem acesso ao que há de melhor em tecnologia digital e torna sua gestão orientada a dados.  

Você se interessa em reduzir custos na empresa e em estratégias para melhorar a produtividade? Gostou das nossas dicas? Fale conosco e entenda melhor como o Google pode te ajudar!