Banner_ComoAproveitarLives


4 maneiras de aproveitar ao máximo suas lives, webinars e eventos virtuais

Em meio às regras e protocolos para que todos permaneçam em casa, eventos virtuais se tornaram eficazes para fazer e manter conexões no mundo digital. Com a maioria das pessoas ficando em casa, praticamente todos os eventos tiveram que se adaptar para plataformas digitais, de maneira que continuassem a promover conteúdo para suas comunidades.

Hoje em dia, encontrar pessoas está a poucos cliques de distância - tão simples quanto entrar em uma videoconferência do Google Meet e deixar o seu contato na sessão do chat. Enquanto o espaço online facilitou para construir novas conexões, quando se trata de entrar em contato com as pessoas, as mesmas boas práticas de networking no mundo físico se aplicam ao meio digital.

Sabemos que, por conta da correria do dia a dia, muitas vezes acabamos nos colocando em situações engraçadas. Quem nunca entrou em uma live e deixou o evento como aba paralela enquanto trabalhava? Ou então, quem nunca caiu de paraquedas em um webinar sem conhecer o palestrante?

Como para tudo na vida, nunca é demais estar preparado para alguma coisa e isso também se aplica aos eventos digitais.

Por isso, separamos aqui quatro pontos de atenção para te ajudar a aproveitar ao máximo as suas experiências em lives, webinars e eventos virtuais em geral:

1. Faça pesquisas no Google e no LinkedIn

Logo após se inscrever à um evento digital, volte para a sua agenda e escreva os nomes dos palestrantes com os quais você tenha interesse em se conectar. Procure-os no Google, LinkedIn ou outras redes sociais para encontrar interesses corporativos em comum ou descobrir o que eles têm feito ultimamente. Anote as informações mais relevantes e pense em como você pode incorporá-las para ajudar na sua aproximação com eles. Fazer o dever de casa colabora bastante também para deixar a outra pessoa confortável e receptiva quanto ao seu interesse.

Use o app Contatos no seu Gmail para adicionar seus novos colegas, - aproveite e anote nas observações do cartão do contato onde os conheceu e quais são os interesses em comum com a conexão. Utilize também o Google Agenda para marcar lembretes de follow-ups e novas reuniões.

2. Tenha algo a dizer e saiba o que quer ouvir

Além do tema apresentado no evento, sua pesquisa também deve despertar ideias e pensamentos sobre o que você gostaria de ouvir dos seus palestrantes. Você pode facilmente atrair a atenção de alguém ao preparar questões bem elaboradas que os façam pensar ou sentir algo. Aproveite também para apresentar pontos de discussões e compartilhar feedbacks, após o evento.

Utilizando o Documentos Google, separe as suas anotações mais importantes, tanto do evento em si, como do que você gostaria de perguntar. Crie um checklist de perguntas e dúvidas no seu Google Keep para não esquecer de nenhum tópico essencial.

3. Seja claro com a resposta que deseja obter

Tenha um objetivo claro para o que você quer receber como resposta ao interagir com os palestrantes com os quais você tenha interesse em se conectar.

Você gostaria de fazer apenas uma pergunta ou ter uma conversa 1-1 em uma videoconferência do Google Meet? Você espera que eles se tornem potenciais mentores, leads ou conexões do seu setor de atuação?

Descubra de que forma eles podem oferecer mais valores a você e seja bem articulado em relação ao seu objetivo. Não se esqueça de mencionar também as formas como você poderia usar os seus recursos para apoiá-los.

4. Faça follow-up e mantenha contato

Se você não tiver a resposta de alguém depois de mais de uma semana do evento, fique à vontade para educadamente fazer um follow-up, para o caso da pessoa não ter tido tempo de ler o seu primeiro e-mail. Se você conseguir entrar em contato e eles dedicarem um tempo a você, não se esqueça não apenas de agradecer, mas também de manter um contato para o futuro.

Isso pode significar ocasionalmente enviar atualizações do que você tem feito nesse meio-tempo, assim como buscar descobrir os principais marcos e realizações profissionais da pessoa, para que você possa oferecer ajuda para projetos futuros e alimentar ainda mais a conexão entre vocês.

Assim como uma amizade, a relação profissional também requer uma nutrição constante. Tenha sempre um propósito e algo a dizer, e busque manter a sua conexão de maneiras criativas e significativas.

A sua empresa tem interesse em realizar eventos virtuais mas não sabe qual a melhor solução digital do mercado para isso? Aproveite para conferir por que a solução de videoconferências do Google, o Google Meet, é a melhor do mercado - confira aqui!

Gostou das dicas? Inscreva-se na nossa newsletter e não perca as novidades!