Pessoas sentadas em uma sala de reunião conectadas por videoconferência


5 sinais de que está na hora de implementar o G Suite na sua empresa

O Google G Suite é uma das soluções tecnológicas mais úteis do mundo corporativo contemporâneo. Suas funções elevam gerenciamentos, controles, agendamentos e produções a um patamar de transformação digital.

Neste artigo, além de apresentar essa plataforma, vamos mostrar quais são os sinais mais claros de que está na hora de você considerá-la para a operação da sua empresa. Acompanhe!

Sinais de que está na hora de implementar o Google G Suite no seu negócio

1. Os colaboradores perdem muito tempo fazendo apresentações

Seja para demonstração de resultados em reuniões de equipe, seja para mostrar os benefícios do produto ou serviço aos clientes, há sempre a necessidade de criar apresentações em slides.

E isso não pode ser feito de qualquer maneira, afinal, é a imagem da empresa que está em jogo. Também não deve tomar muito tempo das pessoas, uma vez que a produtividade requer soluções práticas.

A plataforma G Suite tem o recurso Explorar no Apresentações, que utiliza  o aprendizado de máquina. Isso significa que o sistema gera sugestões de design para a apresentação, para que você não precise se preocupar com corte, redimensionamento ou reformatação. Além disso, os seus times de marketing e design podem criar slides mestres, apresentações bases, assim como se tornarem parte integrantes das aprovações de conteúdo a partir do compartilhamento rápido, acesso simultâneo e a possibilidade de trabalhar em tempo real!

2. Nem todo mundo lida bem com as planilhas — e elas são muito necessárias

Estudos do Google revelam que menos de 30% dos usuários corporativos se sentem à vontade para manipular fórmulas dentro de planilhas. Quanto mais complexos são os cálculos, mais desafiadores eles se tornam.

Com o G Suite, as fórmulas que precisam ser decoradas já não são mais necessárias. Com o recurso Explore in Sheets, que também utiliza o aprendizado de máquina para processar números, o usuário digita perguntas (em palavras, não fórmulas) no Planilhas na Web para descobrir soluções e insights sobre seus dados instantaneamente.

Ali mesmo, online, é possível criar gráficos. Em vez de criar gráficos manualmente, peça ao Explore para fazer isso digitando a solicitação em palavras.

Além disso, não é mais necessário sair da tela do app para relembrar as combinações, já que com o recurso “fórum” o Google disponibiliza as centenas de fórmulas, as melhores práticas de uso e o que encontrar na resposta.

Mas para não se preocupe somente com os recursos do Google, a Gentrop disponibiliza recursos para uma gestão de mudança fluida, garantindo o melhor aprendizado e adoção dos seus usuários finais!

3. As pessoas perdem muito tempo redigindo e-mails

O trabalhador médio gasta cerca de 13 horas por semana escrevendo e-mails — quase dois dias completos de trabalho. Já pensou em como isso impacta a produtividade dos seus colaboradores?

Felizmente, é possível reduzir o tempo gasto respondendo a e-mails com a Resposta inteligente no Gmail. O Smart Reply usa o aprendizado de máquina para gerar respostas rápidas e naturais para você. Mesmo com esse eficiente recurso, já pensou como seria se os seus colaboradores desenvolvessem a cultura de enviar mensagens como respondem o whatsapp na sua vida pessoal?

Pois é, o G Suite também tem apps de chat integrados ao e-mail disponíveis em todos os devices. Isso garante que o seu usuário possa resolver questões rápidas com simples mensagens, faça reuniões sem precisar sair da sua mesa a partir de videoconferências, possa se entreter com um app com uma “cara conhecida” — verdinha como o whatsapp — mas mesmo assim, protegido pela segurança Google, de acordo com as políticas de compliance da empresa e com o recurso de histórico de conversas.

4. Há muita confusão na hora de encontrar e compartilhar arquivos

De acordo com um relatório da McKinsey, os funcionários passam quase duas horas todos os dias pesquisando e coletando informações. Isso é muito tempo, você não acha?

Com o Google G Suite esse tempo é reduzido drasticamente. Usando o  Acesso Rápido no Drive, um recurso que usa a inteligência da máquina para prever e sugerir arquivos necessários, é possível fazer tudo mais rapidamente.

O Processamento de Linguagem Natural também possibilita pesquisar da mesma maneira que usuário fala. Basta pesquisar "planilhas criadas em 2018", por exemplo, e, pronto. Ali está a lista de planilhas do ano em questão!

Outra maneira de evitar a perda de arquivos é usando os Drives de equipe, um local central no Drive que hospeda arquivos compartilhados. Nos Drives de equipe, todos os membros podem acessar arquivos (ou gerenciar permissões de compartilhamento individuais). Assim ninguém precisa se preocupar em rastrear um arquivo depois que alguém sair da empresa ou conceder acesso a todos os documentos.

5. Colaboradores em viagem não conseguem trabalhar

Com a dinamicidade do mercado atual, não dá mais para não fornecer mobilidade às equipes. As pessoas viajam, elas precisam trabalhar em casa algumas vezes e, por esse motivo, elas precisam ter acesso aos documentos e arquivos à distância para produzir mesmo quando não estão entre as quatro paredes do escritório.

O G Suite é a plataforma ideal para isso, pois está baseado na nuvem do Google e  reúne tudo o que normalmente é feito por meio de diversos softwares. E o melhor, tudo é feito de maneira virtualizada — online.

Com o G Suite, os colaboradores da empresa têm em mãos recursos que podem ser acessados  em qualquer lugar do mundo, a qualquer hora e em qualquer dispositivo. Inclusive, ele é disponível offline, facilitando o seu trabalho quando estiver sem conexões a internet!

→ Leia também: Por que implementar o Google G Suite com a Gentrop?

Como você viu, os principais problemas enfrentados no dia a dia das equipes podem ser resolvidos com o Google G Suite. Em um único ambiente, ele disponibiliza as aplicações de e-mail, texto, planilhas, videoconferência, entre tantas outras ferramentas produzidas pela maior e mais inovadora empresa de tecnologia do mundo.

Que tal, já pensou em implementar os produtos do Google na sua empresa? Fale conosco agora mesmo e veja como podemos ajudá-lo!