Foto do evento Google Next


As atualizações do Google Cloud Next 2019

A cada ano, o Google promove o NEXT, uma conferência inovadora para anunciar novos produtos, explorar novidades do setor e mostrar ao mundo o que tem se destacado no mundo da tecnologia!

O evento que acontece em São Francisco e é focado na comunidade global, reúne mais de 30 mil pessoas para aprender tudo sobre as novas tecnologias, as soluções do Google e sobre o que há de novo na nuvem.

São em encontros como esse que a maioria das novidades vem à tona. Por exemplo, você sabia que a partir de Maio, será possível editar arquivos criados em programas como Word, Excel e PowerPoint sem precisar passar pelo processo de conversão do G Suite?

Pois é! Essa foi só uma das diversas soluções que foram apresentadas entre os dois primeiros dias de evento. Entre os highlights, achamos que você vai curtir saber as atualizações focadas no G Suite -  plataforma de colaboração e produtividade do Google para empresas. Acompanhe o artigo abaixo e aproveite!

 

Highlights Next’19: G Suite

 

Como citamos no spoiler acima, uma das grandes novidades para o G Suite é que agora, o Google permitirá que as edições em arquivos Office sejam editados sem precisar realizar a conversão manual para o documentos ou arquivos Google. Isso significa que o usuário não precisará mais realizar o download manual ou gerar duplicatas do arquivo original em diversos formatos. O Google já anunciou também que pretende disponibilizar essa função para todos os usuários do G Suite no mundo consumer, no entanto, por hora somente as versões corporativas terão os primeiros acessos.

Outra atualização no G Suite foi o adeus definitivo ao Google+, plataforma que era utilizada como uma rede social da big G. No começo do mês, a companhia já tinha descontinuado esse produto para o mundo consumer e agora a gigante de buscas revelou o seu sucessor definitivo para o mundo corporativo: conhecido como Currents. De acordo com a empresa, o novo aplicativo possui uma interface similar com a antiga rede social, inclusive todas as postagens antigas serão migradas para a nova plataforma. O objetivo da nova versão do app para as licenças corporativas do G Suite é permitir que as pessoas tenham discussões e interações significativas dentro da plataforma.

O Hangouts Meet, aplicativo utilizado para reuniões via videoconferência também começa o ano com mudanças. Conforme anunciado pela corporação a plataforma será “mais acessível por derrubar barreiras de reuniões entre usuários com alguma deficiência auditiva” - isso se dá devido a mudança na interface do app que terão legendas ao vivo durante a videoconferência, via tecnologia de reconhecimento de fala do Google. Esse recurso ainda está em teste e se encontra na versão em inglês, mas já trouxe boas alternativas para que as suas reuniões se tornem cada vez mais produtivas e que se tornem um espaço de conexão com todos os usuários!

Além disso, novas atualizações foram pensadas para ajudar os usuários a trabalharem com mais eficiência e gastar menos tempo em tarefas repetitivas e previsíveis. Com esse foco, o Google também anunciou melhorias nas suas integrações: o G Suite está sendo integrado ao Google Assistente – sobretudo à Agenda. O Google Assistente já ajuda os usuários com tarefas da vida pessoal. Mas, agora, ao entrar na sua conta G Suite, você poderá usar o Assistente com facilidade para se preparar, também, para um dia de trabalho.

Mas não para por aí, o Google ainda está lançando novas maneiras de encontrar arquivos de maneira mais rápida e fácil a partir dos metadados do Google Drive. Os administradores do G Suite e seus representantes podem criar categorias de metadados e taxonomias para tornar o conteúdo mais detectável na pesquisa. Dessa forma, os funcionários podem aplicar metadados a qualquer arquivo no Drive e minimizar o tempo necessário para rastrear um documento, ajudando a organização a manter uma governança mais granular.

Novidades quentes é o que não falta e para falar de produtividade, nada melhor do que mostrar as melhorias em relação a tratamento de dados! De modo geral, as pessoas estão acostumadas a usar planilhas e tabelas dinâmicas para analisar dados, mas isso pode ser difícil quando se está trabalhando com conjuntos de dados grandes e complexos. Agora, um novo recurso no Planilhas, chamado de planilhas conectadas, permite colaborar em até 10 bilhões de linhas de dados do BigQuery diretamente no Planilhas (sem precisar de SQL!). Esse recurso ainda está em beta, mas já podemos imaginar o quão animados equipes financeiras e de TI vão ficar com essa atualização.

Dentre os anúncios, também existem aqueles focados em ajudar as organizações a trabalharem em conjunto, em qualquer device, a qualquer tempo e em qualquer lugar. Para isso, entendendo que a tecnologia também precisa ser de fácil acesso para colaborar com pessoas externas à sua empresa, o Google está facilitando o compartilhamento de arquivos armazenados no Drive com pessoas que não têm uma Conta do Google. O compartilhamento de visitantes no Google Drive é uma forma simples de convidar outras pessoas para colaborar em arquivos no G Suite usando códigos PIN. Os visitantes que têm o código PIN podem visualizar, comentar, sugerir edições e editar diretamente o Documentos, o Planilhas e o Apresentações, bem como outros tipos de arquivos, como PDFs e até mesmo arquivos Office.

 

São tantos updates que fica até difícil pontuar os highlights!
Por isso, confira a lista completa das novidades no G Suite e reveja os pontos que trouxemos neste artigo:

 

Integração do G Suite com o Google Assistente (beta)
Complementos do G Suite (beta em breve)
Pesquisa na nuvem (geralmente disponível para clientes elegíveis)
Metadados do Drive (beta)
Hangouts Conheça as atualizações: legendas ao vivo automáticas (já disponíveis em inglês em alguns mercados), transmissão ao vivo em público (em breve) e aumento dos participantes da reunião (em breve)
Planilhas conectadas (beta em breve)
Google Voice para G Suite (já disponível em alguns mercados)
Hangouts Bate-papo no Gmail (beta)
Edição do Office no Documentos, Apresentações e Planilhas (já disponíveis em alguns mercados)
Compartilhamento de visitantes no Drive (beta)
Fim do G+, Bem-vindo ao Currents (beta)
Transparência de acesso (já disponíveis em alguns mercados)
Melhorias na segurança de dados do G Suite (já disponíveis em alguns mercados)
Colaboração de segurança e automação (beta)

 

Se você quiser saber mais sobre o G Suite, não deixe de falar com os nossos especialistas. Nossos times estão prontos para te ajudar a explorar o G Suite e descobrir como trabalhar de maneira mais rápida, inteligente e colaborativa!