Banner_GoogleMeet_Blog


Descubra as mais recentes novidades do Google Meet

Você sabia que o assunto “videoconferência” teve um boom no ano passado e foi um dos termos mais procurados nas pesquisas do Google? Mas não é à toa que a procura por aplicativos de videoconferência aumentaram. A necessidade de adotar o trabalho remoto nas organizações fez aumentar consideravelmente a busca pelos apps de comunicação em vídeo.

É por isso que o Google Meet tem feito tanto sucesso no mundo corporativo! O aplicativo tem se mostrado como a melhor ferramenta para quem deseja alavancar a comunicação entre os colaboradores de uma empresa. Além da sua qualidade, segurança e proteção comprovadas, o Google realiza atualizações todos os meses, ou seja, o app está em constante evolução!

Só neste ano de 2021, tivemos várias atualizações incríveis. E pode ficar sempre de olho, pois vem muito mais por aí! Separamos as últimas novidades para você ficar por dentro desses updates fantásticos do Google:

 

Agora você pode verificar seu vídeo antes de entrar em uma chamada

No começo de Fevereiro, o Google lançou um recurso de visualização rápida para você conferir como aparecerá para as outras pessoas antes de entrar em uma videochamada.

Você pode usar essa nova funcionalidade para confirmar se os dispositivos periféricos estão configurados e conectados corretamente e para verificar se a conectividade de rede é boa, por exemplo. Quando um problema for detectado, você verá um aviso e dicas para solucionar problemas comuns, como conceder permissão ao seu navegador para usar o microfone ou a câmera.

Com esse recurso, você pode participar de reuniões com a certeza de que sua tecnologia está funcionando e que você aparecerá da maneira que deseja para os outros. Você pode detectar problemas como:

  • Um microfone sem som involuntariamente;

  • Um monitor secundário sem fone de ouvido ou conexão de alto-falante;

  • Outros problemas de áudio, como qualidade de som ruim, áudio muito alto ou ruído de fundo amplificado pelo microfone;

  • Além disso, você pode fazer ajustes na iluminação e no posicionamento, ajudando a evitar uma imagem escura ou granulada.

 

Legendas instantâneas com novas opções de idioma

O Google disponibilizou recentemente as legendas instantâneas do Google Meet em alemão, espanhol (Espanha e América Latina), francês e português.

Antes esse recurso só estava disponível em inglês. Mas agora, usuários surdos ou com perda auditiva, usuários cujo idioma principal não é o mesmo da reunião e usuários em ambientes barulhentos poderão acompanhar melhor o que está sendo falado em suas reuniões. Muito mais acessível!

Saiba como configurar as legendas:

  • Durante uma videochamada no Meet, cada participante poderá selecionar o idioma falado na reunião quando ativar as legendas.

  • A configuração das legendas sempre será “fixa”. Se você ativar ou desativar essa configuração durante uma videochamada, ela será salva com o idioma escolhido para futuras reuniões. 

[LEIA MAIS]: Google Meet x Zoom: como escolher a ferramenta de videoconferência?

 

Novas ferramentas de suporte

Este ano o Google também lançou novas ferramentas para solucionar problemas de rede e desempenho durante as videoconferências. Durante uma chamada, agora você pode ir para o menu de três pontos e selecionar "Solução de problemas e ajuda" para ver:

  • Carga da CPU e estabilidade da rede ao longo do tempo;

  • Segmentos de tempo destacados quando o ambiente local provavelmente afeta a qualidade da chamada;

  • Ações sugeridas para ajudar a melhorar o desempenho;

  • Feedback em tempo real sobre o efeito de qualquer ação realizada na rede e na carga de processamento;

  • Dicas para realizar tarefas comuns, como apresentar conteúdo e gravar reuniões.

Com esse lançamento, você terá mais visibilidade sobre o desempenho do sistema durante a sua reunião! Isso ajudará a diagnosticar e aliviar quaisquer problemas de desempenho perceptíveis - como vídeo borrado, áudio trêmulo, entre outros.

 

3 novas opções para iniciar uma nova reunião

O Google mudou também as opções da página de destino do Meet para uma experiência mais personalizada quando os usuários do Google Workspace ingressam ou iniciam uma reunião. Ao clicar em “Nova reunião”, você vê três opções:

1. Criar uma reunião para mais tarde: Gere informações de adesão para uma nova reunião e salve essas informações para usar mais tarde.

2. Inicie uma reunião instantânea: Participe de uma reunião com um clique, sem ir primeiro à sala verde do Meet.

3. Programar no Google Agenda: Você é direcionado para a Agenda em uma nova guia para criar um evento com os detalhes da conferência.


Os usuários ainda poderão inserir um código ou apelido para ingressar em uma reunião.

 

Encerre uma videochamada de uma só vez

Para os usuários do Google Workspace for Education Fundamentals e Education Plus, em breve será possível que o organizador de uma videochamada encerre-a para todos de uma só vez. Quando um organizador terminar uma reunião e desejar sair, ele terá duas opções:

1. Sair da reunião: O organizador sairá da reunião, mas a reunião continuará.


2. Encerrar reunião para todos: todos, inclusive as pessoas nas salas de descanso, serão ejetados da reunião. Os participantes serão informados de que o anfitrião encerrou a reunião. Assim que a reunião terminar, as pessoas não poderão voltar a participar, a menos que o anfitrião volte a participar primeiro.

Essa mudança beneficiará especialmente os professores que utilizam o Meet, pois é uma ótima forma de evitar que os alunos tenham reuniões sem supervisão. Muito mais seguro para os estudantes!

[LEIA MAIS]: 5 extensões que te ajudam a otimizar suas videoconferências no Google Meet

 

Gostou das novidades? 

É válido lembrar que nem todas as atualizações estão disponíveis para todos os planos do Google, principalmente para as contas gratuitas. Quer saber mais sobre os novos recursos do Google Meet e se eles são compatíveis com o plano que você deseja assinar? Converse com nossos especialistas!

→ Fale com a gente!