Funcionários da Alpargatas trabalhando na sede


Alpargatas

Além de todas as mudanças inovadoras, como a troca de gestão, a nova sede e a re-estruturação do plano de cultura da empresa, a Alpargatas recentemente adotou também novas plataformas tecnológicas para auxiliar os seus 17.000 colaboradores ao redor do mundo.

A empresa, que tem em seu DNA o propósito de estar cada vez mais conectado à sociedade, às pessoas e aos consumidores, entendeu que estava na hora de passar por uma transformação que integrasse os seus times, sem perder a essência digital. Esse é o primeiro grande projeto global, que promove, para todas as suas filiais, uma única ferramenta de colaboração, conexão e produtividade.

Para firmar esse compromisso com a agilidade, eficiência e se tornar cada vez mais competitiva, a organização foi em busca de soluções SaaS, na nuvem, que permitisse maior flexibilidade e mobilidade aos seus colaboradores, com a possibilidade de trabalhar a qualquer hora e em qualquer lugar. Foi pensando nisso, que eles encontraram as soluções corporativas do Google e escolheram o G Suite para fazer parte da sua cultura.

Antes da migração, a empresa sofria com ambientes e formas de trabalhar muito tradicionais, como problemas nas atualizações de sistemas, muito tempo para troca de informações e demora nas tomadas de decisão, desafios com salas de reunião físicas e principalmente no tempo de respostas nos seus processos internos.

“Ainda temos muito a explorar em relação aos potenciais da solução e suas integrações com nossos sistemas, mas já estamos vendo publicações espontâneas dos nossos colaboradores em suas redes sociais sobre a satisfação com as ferramentas do G Suite”, conta Roberto Funari, CEO da Alpargatas.

A construção desse processo de mudança contou com a ajuda da Gentrop, parceira premier Google, que apoiou a mudança de infraestrutura local da empresa para o G Suite, interagiu com os times da Alpargatas para propor melhorias ao projeto e foi responsável por definir a metodologia de trabalho de Change Management. O projeto foi além da mudança operacional de sistemas e se consolidou na comunicação e conexão com as pessoas, capacitando-as, dando suporte e atendimento em todas as fases - como você pode conferir no case oficial do projeto:

Com o G Suite, a nova plataforma de colaboração e produtividade, os colaboradores da Alpa conquistam agora um novo jeito de pensar e trabalhar em equipe. Os aplicativos como Gmail, Drive, Hangouts, Documentos, entre tantos outros, os permitirão agora trabalhar sem barreiras: se comunicando com pessoas ao redor do País, armazenando seus arquivos com segurança, compartilhando arquivos com facilidade, garantindo a qualidade e a última versão mais atualizada do sistema e claro, tudo isso sem precisar se preocupar com as conexões à internet e/ou o tipo de dispositivo a ser utilizado.

Esse projeto já se tornou um case de sucesso e referência no Google Cloud Summit, evento importante na área de tecnologia que aconteceu no início do mês. O CEO da Alpargatas ressalta a importância de ousar e continuar pioneiro sempre focando na transformação para pessoas - esse é o verdadeiro pilar que deve mover as organizações do futuro.

Confira os passos dessa transformação na galeria de fotos do projeto ao redor do mundo:

Sede Alpargatas SP

Sede Alpa1


Pernambuco

Pernambuco1


Paraíba

Santa Rita2


Montes Claros

Montes Claros1


Hong Kong

HK


Europa

Europe1

 

Quer saber como inovar com soluções tecnológicas e estratégias para pessoas?
Fale com a Gentrop e saiba mais sobre o G Suite.