Moças sorridentes olhando para a tela do celular


GRUPO SUPER NOSSO

Liderando um novo passo de estratégia para a transformação digital com o G Suite.

Para garantir mobilidade, segurança, inovação e promovendo a maior colaboração em seus times, o Grupo Super Nosso agora é Google.  

O Grupo Super Nosso é uma empresa com 70 anos de mercado, uma das maiores do setor varejista em Minas Gerais que conta com mais de 8 mil funcionários trabalhando para atender com excelência e oferecer uma ótima experiência de compra a todos os seus clientes em mais de 50 unidades em Belo Horizonte e região metropolitana.

Ao todo, são 18 lojas Super Nosso, 12 lojas de proximidade com a bandeira Momento Super Nosso; um canal de vendas online do supermercado (o Super Nosso em Casa) e 18 atacarejos com a marca Apoio Mineiro além do canal de vendas online, o Apoio Entrega. Também integram o Grupo uma indústria, a Raro Alimentos e as distribuidoras especializadas DecMinas e DaMinas, que atendem mais de 800 municípios mineiros. 

Na procura e ânsia de encontrar soluções e parceiros locais, o Grupo Super Nosso encontrou e se surpreendeu com a Gentrop, parceira nacional do Google com sede em SP que os auxiliou em todo o processo de decisão para migrarem para a nuvem, assim como os apoiou nas etapas técnicas de desenvolvimento da tecnologia e trouxe também uma proposta de Gestão de Mudança pensada para o negócio do grande varejista.

Como uma organização baseada em diferentes localidades, o Super Nosso precisava de um parceiros de TI estratégico e uma boa relação de parceria para garantir o melhor atendimento, suporte, capacitação e consistência para o sucesso desse projeto.

O negócio descentralizado exigia do Grupo  soluções que melhorasse a produtividade dos seus times com ferramentas flexíveis, seguras e rápida, que somente a colaboração baseada em nuvem poderia fornecer. Eles também demandavam um pacote de produtividade completo que fosse muito além de um simples e-mail.

“Como nós temos um negócio espalhado em diferentes localidades, contar com os aplicativos como chat, email, documentos, armazenamento em nuvem e tudo mais, permite que nosso trabalho se torne mais rápido e fácil entre os times” - Fernanda Maia, Analista de RH.

Pensando nos desafios, o Grupo Super Nosso junto à Gentrop, um parceiro Google Cloud, decidiu que era hora de migrar para a nuvem com um plano de lançamento único que atendesse aos requisitos de colaboração e mobilidade para a companhia. Para delinear uma estratégia para alcançar a distribuição de forma mais uniforme possível, o Super Nosso trabalhou com especialistas em Gestão de Mudança da Gentrop para apresentar uma metodologia única, garantindo que todas as equipes internas estivessem alinhadas e que a mudança para o Google fosse a mais tranquila possível para o usuário final. 

“A gente ganhou bastante porque a gente deixou de ter somente uma ferramenta de e-mail e nós passamos a ter uma ferramenta de comunicação completa para todo o Grupo Super Nosso, além dos recursos que podem aumentar bastante a produtividade dos nossos colaboradores” - Junior Assunção, Coordenador de Infraestrutura.

No final dessa jornada de aproximadamente 90 dias, foi possível celebrar a verdadeira mudança cultural com uma grande festa e comemorando os resultados de sucesso desse projeto! Confira esse case com o Grupo Super Nosso!

Nas palavras do principal patrocinador do projeto, o resultado dessa transformação e da virada de chave do Grupo Super Nosso para o Google, faz parte do propósito da empresa em continuar inovando: tanto para atender aos objetivos do negócio e o crescimento dessa companhia, quanto para garantir a muito mais mobilidade e agilidade com o Google do que eles possuíam antes.