Banner_Change-Management


Descubra o poder transformador do Change Management da Gentrop

Sua empresa investiu em novas tecnologias recentemente? Como foi essa transição? Descubra como um bom planejamento de gestão de mudança pode impactar positivamente as organizações no processo de transformação digital.

Corporações em todo o mundo investiram milhões em novas tecnologias no ano passado, mas menos de uma em cada dez empresas treinou os seus funcionários para usar essas ferramentas. A falta de treinamento abre portas para que os funcionários usem as novas tecnologias de forma incorreta, o que afeta a performance do trabalho e, consequentemente, o desempenho das organizações.

É por isso que nós da Gentrop nos importamos em como as empresas estão passando pelo processo de digitalização, de que forma estão implementando novas tecnologias e como elas impactam os seus ambientes de trabalho e seus colaboradores. 

Como experts em soluções tecnológicas, nós adotamos o conceito de Transformation as a Service (TaaS) por um motivo: acreditamos numa transformação digital humanizada, que torna o trabalho mais produtivo, que conecta pessoas e equipes, que agiliza processos internos e que permite um ambiente de trabalho sem limites - onde todos podem colaborar de onde quer que estejam.

Mas para tornar isso realidade, é preciso pensar muito além do digital. É claro que trabalhar com tecnologia de ponta faz toda a diferença, mas colocar o foco nas pessoas, para nós, também é essencial. É por isso que hoje vamos falar sobre a importância de Change Management, em português, Gestão de Mudança, e como a Gentrop tem se destacado cada vez mais com seus projetos focados na transformação.

 

O que é Change Management?

Change Management, como já falamos, nada mais é do que Gestão de Mudança. Ela é uma metodologia essencial para garantir que qualquer mudança planejada possa ser implementada da melhor forma, em seus mínimos detalhes, além de ser ideal para assegurar que seus benefícios sejam duradouros nas organizações.

O grande poder do Change Management está nos impactos que essa mudança causará nas pessoas. Quando falamos em digitalização, a transição do uso das tecnologias atuais para a adoção de novas deve ser muito bem orientada. A Gestão de Mudança deve envolver toda a empresa e servir como ferramenta de controle de uma nova forma de gerenciamento. Desde os centros de custos até o setor de relacionamento, é preciso manter o foco na forma como os indivíduos irão lidar com a situação nova. É assim que a Gentrop aplica o TaaS.

 

Os impactos de uma boa Gestão de Mudanças - e da falta dela!

Não adianta investir caminhões de dinheiro em tecnologia, adaptar os seus modelos de negócio e esquecer do componente humano nessa transformação. Sua empresa é feita de pessoas, por isso é importante notar que todo projeto de transformação digital deve contemplar uma boa Gestão de Mudança. Ela irá garantir que as pessoas estejam engajadas e aptas a trabalhar com as novas ferramentas e, principalmente, entender que as mudanças não são mais uma opção – e sim uma necessidade, um fato essencial para o crescimento e desenvolvimento da corporação.

Para ilustrar os impactos negativos que uma má gestão de mudança pode desencadear, trazemos aqui um estudo bastante pertinente. De acordo com um relatório da empresa de software Veritas, 30% dos trabalhadores foram repreendidos por seus gestores por usar ferramentas de colaboração no local de trabalho de uma forma que colocava em risco a segurança da empresa. Em uma pesquisa com 12.500 funcionários, 71% admitiram compartilhar dados críticos para os negócios, enquanto 75% admitiram compartilhar informações pessoais confidenciais por meio de ferramentas como chats e videoconferências.

Ian Wood, diretor sênior e chefe de tecnologia do Reino Unido na Veritas Technologies, disse que os resultados indicam que as empresas ainda estão lutando para implementar boas práticas de higiene de dados. Em entrevista ao portal TechRepublic, Wood afirma que a equipe precisa ser clara sobre o tipo de dados que pode compartilhar, como compartilhá-los e quais são as melhores práticas. Legalmente, a conformidade de dados é responsabilidade de todos em uma organização e o treinamento deve refletir isso.

Outro ponto observado por Wood, é que simplesmente dizer aos funcionários para não fazerem algo - sem dar a eles uma solução viável - simplesmente faz com que os padrões se repitam. Isso destaca a necessidade de um esforço mais concentrado para resolver o problema. O ideal seria se as empresas implementassem novos processos, políticas e treinamento, assim, mais funcionários entenderiam o papel que desempenham na proteção dos dados de sua organização.

Imagina quantos benefícios uma boa Gestão de Mudança poderia ter trazido para esse caso? Essa série de acontecimentos é mais comum do que podemos imaginar, os impactos negativos da falta de conhecimento tem impactado companhias em todo o mundo. Por isso, acreditamos que ter uma equipe focada em Change Management, trabalhando para capacitar e motivar colaboradores diante novas tecnologias, é essencial para mudar essa realidade.

 

Change Management com a Gentrop

Acreditamos que os frutos desse trabalho só serão colhidos quando a mudança atingir a percepção que cada indivíduo tem da nova realidade. Isso faz com que nossa equipe de Change Management planeje de forma personalizada o gerenciamento das mudanças que estão por vir no ambiente de trabalho de nossos clientes. Essa é uma forma de fazer com que as equipes dessas empresas sejam motivadas a adotar as mudanças e a realizar um forte trabalho em conjunto. Mas, afinal, como isso é feito na prática?

Aqui na Gentrop, trabalhamos com projetos personalizados para cada cliente. Cada instituição possui uma necessidade, cada corporação conta com diferentes objetivos de negócio, diferentes culturas, processos e perfis de colaboradores. Por esse motivo, pensamos e estruturamos esse processo de digitalização para que a adaptação de cada empresa seja um grande sucesso! Do colaborador ao processo mais burocrático, tudo é arquitetado detalhadamente.

Conheça os  pilares da gestão de mudanças da Gentrop que nos fazem ser referência em transformação digital:

 

1. Promover a transformação cultural

A escolha de novas tecnologias - como a migração de dados para a nuvem com o Google Cloud Platform ou o uso dos apps do Google Workspace  - promove transformações culturais nos times de cada corporação. Com o apoio da Gentrop, nossos clientes são capazes de implementar ações para solucionar casos de resistência, escolher os patrocinadores certos para apoiar a mudança e desenvolver a comunicação ideal para os seus colaboradores.

2. Entender o passo a passo da mudança

Com a Gentrop, do início ao fim, nossos clientes viabilizam a transformação a partir da tecnologia, impactando positivamente as pessoas ao seu redor e propiciando as melhores práticas. Tudo isso dentro de um cronograma de implantação e com acompanhamento de especialistas reconhecidos no mercado. 

 

Além disso, a Gentrop fornece Projetos Especiais, como a implementação da ferramenta escolhida, a integração com outras plataformas e também participa do desenvolvimento dos seus times para a melhor utilização dos apps. Incrível, não?

Confira nossos Cases de Sucesso e descubra quantas empresas confiam na genialidade da Gentrop!

[LEIA MAIS]: Como os Ecossistemas de Inovação podem apoiar a transformação digital da sua empresa

 

Como podemos ajudar sua empresa hoje? Qual a solução que você procura? Fale com nossos especialistas e vamos pensar juntos nas melhores soluções de tecnologia para a sua organização.

→ Fale com a gente!