Pessoas em torno de uma mesa de reunião


Colaboração entre equipes: o que você precisa saber para melhorá-la?

A colaboração entre equipes diz respeito à cooperação, ao espírito de equipe e à cordialidade no dia a dia, mas também é uma ótima medida de clima organizacional. Quando ela existe e é incentivada, os resultados são palpáveis. Quando não, a produtividade e a inovação tendem a ser baixas.

Neste artigo, nos propomos a ampliar a reflexão a respeito desse assunto. Continue lendo para entender a importância de melhorar a colaboração entre as equipes do seu negócio e como fazer isso a partir de agora!

A importância da colaboração entre equipes nas empresas

As empresas mais inovadoras do mundo têm uma coisa  em comum: elas procuram encorajar seus funcionários a trabalhar sempre uns com os outros; ajudá-los a perceber que todos que fazem parte do negócio, estão de alguma maneira interligados e precisam colaborar.

E não importa o tamanho da empresa, nem em que segmento do mercado ela atue. A colaboração entre equipes gera um círculo de conhecimento e permite que os profissionais compreendam seus papéis e trabalhem com mais engajamento e satisfação.

A colaboração ajuda a fomentar a criatividade

A criatividade tem hoje um valor inegável no mundo dos negócios e é sempre fomentada quando há colaboração entre equipes.

Por exemplo, ao entender o papel do marketing e ajudá-lo com informações, o time de vendas consegue tornar sua abordagem de negócio mais criativa.

Encurta as distâncias (reais e imaginárias)

Como as quatro paredes do escritório hoje não são mais limites para as organizações, a colaboratividade entre equipes tem se tornado um assunto ainda mais urgente.

Em um artigo publicado na Harvard Business Review, Erica Dhawan e Tomas Chamorro-Premuzic, duas referências americanas na temática trabalho em equipe e colaboratividade, apontam os desafios dessa nova configuração de trabalho. Eles apontam que “há três tipos de distância na colaboração remota: física (local e hora), operacional (tamanho da equipe, níveis de habilidade etc.) e de afinidade (valores, confiança e interdependência)”.

Segundo esses estudiosos, os gestores precisam se concentrar no desafio da afinidade. “Tente usar mais chamadas de vídeo, que são um veículo muito melhor para criar e estabelecer empatia do que os e-mails ou as chamadas de voz”, aconselham.

E é um desafio que precisa ser superado

Essa proposição também é útil para companhias que têm várias filiais. Não é produtivo que os profissionais de unidades diferentes se vejam como “estranhos” ou, no extremo, como “concorrentes”. Eles devem atuar em colaboração e, logicamente, para isso é preciso facilitar a proximidade.

Em outras palavras, ao contar com profissionais trabalhando remotamente — seja contratados, freelancers ou parceiros estratégicos —, as empresas precisam reforçar o valor da colaboração para que a distância não atrapalhe a estratégia. Devem estabelecer meios inteligentes de comunicação e compartilhamento de informações, bem como ferramentas para integrar os times e reduzir as dificuldades impostas pela distância.

3 dicas para melhorar a colaboração entre equipes no seu negócio

O que você, como líder e gestor, pode começar a fazer ainda hoje para tornar as equipes mais colaborativas?

Veja, a seguir, como as empresas têm implementado soluções do Google para promover os recursos de colaboração e produtividade.

1. Integre processos e departamentos com tecnologia

As soluções do Google G Suite, por exemplo, ajudam as equipes a desenvolverem o seu trabalho mais rápido a partir das ferramentas que os permitem compartilhar documentos, estabelecer comunicações de vídeo, organizar reuniões e agendas, entre tantas outras rotinas que aproximam os usuários.

Elas podem fornecer também uma visão mais holística da operação, ao mesmo tempo em que promovem o intercâmbio de conhecimento de uma maneira inovadora na nuvem, com dados sempre atualizados e seguros.

2. Trabalhe para fomentar o diálogo

Não dá mais para tratar a comunicação interna simplesmente na base da emissão de comunicados. Para estimular a colaboração entre equipes, é preciso criar canais de diálogo — comunicação de mão dupla, com interação e feedbacks constantes.

Isso pode ser feito de forma bem agradável ao disponibilizar o Hangouts Chat, que está dentro do Google G Suite, por exemplo.

Essa ferramenta é bastante intuitiva e em conformidade com a já estabelecida cultura de videoconferência, em um espaço onde , pode-se criar salas virtuais dedicadas a manter os projetos ao longo do tempo, promover conversas e intercâmbio de ideias, além de que o Chat simplifica o monitoramento do progresso e o acompanhamento das tarefas.

Ou quem sabe você não desenvolve projetos dentro das comunidades do Google+? Com essa ferramenta, você pode desenvolver uma rede social corporativa e segura para todos os seus colaboradores interagirem com os assuntos em tempo real.

3. Reduza as complexidades para que as pessoas tenham mais tempo de interagir

O Google Drive, serviço de armazenamento na nuvem, ajuda suas equipes a expandirem sua capacidade de armazenar e compartilhar arquivos para além dos limites dos discos rígidos de suas máquinas.

Com ele, é possível fazer com que os colaboradores percam menos tempo buscando, consolidando e refazendo os mais variados tipos de documentos (de texto, planilhas, apresentações, entre outros). Várias pessoas podem trabalhar ao mesmo tempo no mesmo conjunto de arquivos, o que ajuda a fomentar a colaboração ao mesmo tempo e contribui para os melhores índices de produtividade.

Você já parou para analisar como estão as relações de colaboração entre as equipes da sua empresa? Enxerga novas soluções para inovar nessa temática? Conta pra gente!