visuals-0RPf107BLek-unsplash (2)


Como as empresas podem se proteger e garantir a segurança dos colaboradores em meio à crise do novo coronavírus

Nos últimos dias temos visto cada vez mais o novo coronavírus (COVID-19) se tornar uma ameaça global. A situação de caos entre todos os países com casos confirmados e a falta de certezas sobre os próximos passos fez com que recentemente a Organização Mundial de Saúde declarasse uma nova pandemia. Em razão à crise mundial causada pelo novo vírus, muitas empresas de todo o mundo - como o Google, por exemplo - estão optando por liberar seus funcionários para que trabalhem de casa (de forma remota), evitando assim uma possível exposição à ameaça do vírus e a propagação sem controle.

Mas o que pode ser a solução para empresas que possuem infraestrutura para essa medida, torna se um grande impasse para outras.

Para responder às novas formas de trabalho, as empresas precisam estar preparadas para garantir aos colaboradores mobilidade para trabalhar de onde estiverem, segurança para assegurar que o acesso às informações será seguro independente do dispositivo a ser usado, e inteligente, permitindo que o colaborador possa trabalhar com os seus colegas em tempo real e na mesma solução.

Além disso, as organizações brasileiras em especial precisam estar cientes de que investir em soluções de tecnologia que facilitam o trabalho remoto pode sair mais “barato” do que colocar em risco os colaboradores à situações de contaminação comunitária. Por exemplo, em razão da edição da Lei 13.979/2020 existem novas medidas de combate à propagação do vírus, entre elas, o isolamento e quarentena de pessoas. Nesta nova edição da lei, garante-se que ocorrendo casos da doença na organização (havendo quaisquer dessas duas medidas), o afastamento ao trabalho será considerado como falta justificada, o que promove custos extras para a empresa.

Se as organizações estiverem preparadas para liberarem os seus colaboradores ao trabalho remoto com a certeza de que é possível trabalharem de onde estiverem, todos estarão seguros: a empresa manterá a sua produtividade sabendo que seus colaboradores possuem todos os insumos para continuarem a sua rotina, e também não precisarão se preocupar em ter seus times expostos ao risco.

Observando essas novas situações de negócio, uma das melhores e mais conhecidas plataformas para trabalhar de forma veloz e eficiente está consolidada na nuvem: o pacote de produtividade corporativa Google G Suite. Esse pacote de recursos, que vai além do Gmail para empresas, possui aplicativos colaborativos que permitem que o colaborador trabalhe a qualquer hora, de qualquer lugar e em qualquer device.

Os aplicativos funcionam de maneira integrada, permitindo que os colaboradores possam editar arquivos em conjunto e em tempo real, mantenham a conexão ativa por reuniões e compromissos via videoconferência, realizem suas solicitações e pesquisas online via formulários, entre tantas outras atividades possíveis de realizar entre os diferentes apps como: Gmail, Agenda, Drive, Hangouts Meet, Chat, Documentos, Planilhas, Apresentações e muito mais.

Recursos como estes podem facilitar muito o dia a dia de quem precisa que o trabalho remoto seja tão produtivo possível, como se estivesse em sua estação de trabalho no escritório da empresa.

A migração para a nuvem é uma importante etapa de modernização nas soluções em tecnologia que faz parte da verdadeira transformação digital que empresas mais tradicionais - ou mesmo as mais novas - precisam passar para continuar evoluindo junto às novas facetas do trabalho do futuro.

A Gentrop é uma empresa especializada em soluções de tecnologia e pode auxiliar a sua empresa a passar por essas situações de maneira rápida e eficaz na escolha de ir para o Google e implementar a plataforma G Suite.

Muito além da implementação, a Gentrop segmenta o uso das ferramentas e desenha um plano de inovação junto às empresas. Esse processo abrange treinamentos e capacitações, para que todos possam se sentir à vontade de trabalhar com as novas ferramentas, onde e quando precisarem.

Confira como o G Suite pode transformar a sua organização com os cases de sucesso mais recentes da Gentrop, que incluem Alpargatas, Braspress, Liq & Bexs Banco.

Para saber mais sobre a transformação digital e migração para o G Suite, entre em contato: contato@gentrop.com | www.gentrop.com