Rapaz concentrado olhando para a tela de um laptop


Como o G Suite pode ajudar na rotina de trabalho da TI

A rotina de trabalho dos departamentos de TI tem se tornado bastante complexa em muitas empresas. Com responsabilidades mais estratégicas, os profissionais da área têm que se desdobrar para gerar soluções inovadoras para as mais variadas áreas do negócio.

Neste artigo, vamos ajudá-lo a perceber como usar o G Suite para aperfeiçoar o cotidiano da TI. Acompanhe!

Os desafios na rotina de trabalho da TI

Há alguns anos, os departamentos de tecnologia estão deixando de ser meramente suportes à operação e vêm assumindo uma atuação mais analítica e estratégica. Especialmente nas médias e grandes empresas, não se espera mais da TI apenas o conhecimento técnico.

E isso é um desafio à medida em que os fluxos de atividades são mais rigorosos e intercalados com demandas variadas — por exemplo.

 É preciso manter sistemas e equipamentos sempre disponíveis, dar atenção a usuários cada vez mais bem informados e exigentes, auxiliar as áreas de negócios com análises e busca de soluções inovadoras, entre tantas outras tarefas longe de serem tão operacionais.

Nesse patamar mais tático e estratégico, já é possível observar muitos casos em que trabalha-se com uma equipe reduzida e/ou em parceria com fornecedores externos (provedores, empresas desenvolvedoras, consultores etc.) — tudo para otimizar os processos, melhorar a infraestrutura e liberar o pessoal para desenvolver a inovação

Como o G Suite pode ajudar a aperfeiçoar a rotina de trabalho da TI

O Google G Suite, ou simplesmente G Suite, é uma plataforma de serviços em computação em nuvem do Google que reúne tudo o que normalmente é feito por meio de diversos softwares e ferramentas externas.

Você já parou para pensar quantas tecnologias e apps diferentes possui e precisa integrar para o seu usuário final? Já parou para contabilizar quantas horas já gastou precisando rever integrações e consertando ruídos entre os diferentes recursos?

Em um único ambiente virtual, o G Suite disponibiliza as aplicações de e-mail, documentos, apresentações, chat,, planilhas, videoconferência, entre tantas outras ferramentas produzidas pela maior e mais inovadora empresa de tecnologia do mundo.

Do ponto de vista da equipe de TI, os vários processos burocráticos e repetitivos dos fluxos de trabalho são reduzidos (em alguns casos até eliminados) com o Google G Suíte — já que é uma plataforma com todos os recursos integrados, com um único painel de controle, acessos e até mesmo auditoria.

Com o armazenamento de arquivos nos servidores  em nuvem, por exemplo, é possível conferir mais agilidade aos profissionais de tecnologia: desde a elaboração de documentos e troca de informações até as possibilidades de comunicação e colaboração.

Nos projetos de desenvolvimento de aplicações, o G Suite também é bastante útil. Ele permite integrar outras ferramentas e é de fácil aprendizado para os desenvolvedores que pretendem se aperfeiçoar criando apps exclusivos para a organização (com o uso do app maker, por exemplo).

Outro fator importante é que o G Suite pode integrar melhor os processos de negócio, o que faz com que a maior parte das atividades empresariais seja desenvolvida em um único ambiente tecnológico.

Dessa forma, reduz-se a quantidade de sistemas utilizados, o que também ajuda a reduzir os pontos de preocupação do time de TI.

O G Suite também tem a melhor compatibilidade em dispositivos móveis, o que reduz as complexidades de gestão de mobilidade para os profissionais. Simplesmente pode ser acessado em qualquer hora e  em todos os lugares.

→ Leia também: 5 benefícios do Google G Suite para a gestão de finanças

 

Como está a rotina de trabalho da TI na sua empresa? Você já conta com o Google G Suite? Faça contato conosco e veja como podemos ajudá-lo!