Banner_Blog_GoogleSites


4 dicas de como utilizar o Google Sites no trabalho remoto

Encontrar informações e se comunicar de maneira rápida têm se tornado cada vez mais necessário no nosso dia a dia. Com as mudanças no ambiente de trabalho, o Google Sites se transformou em uma ferramenta importante para centralizar e compartilhar informações para grandes audiências.

O Google Sites é um aplicativo que permite a criação de websites de forma rápida e prática. Com uma interface intuitiva e templates prontos, a ferramenta é ideal para quem não tem familiaridade com programação ou design, permitindo, com qualidade e simplicidade, o desenvolvimento de sites internos e externos nas empresas.

Além disso, este app facilita a exibição do trabalho da sua equipe, com acesso a todo o conteúdo do Google Workspace, seja em uma pasta do Drive, em um Documento ou em uma Agenda compartilhada.

Confira agora 4 maneiras de como o Google Sites pode te apoiar no trabalho remoto:

1. Compartilhe as diretrizes e atualizações da empresa

Com times descentralizados, é preciso que todos tenham um espaço prático para encontrar as informações corretas, precisas e sempre atualizadas, seja sobre um novo posicionamento da política da empresa, novas diretrizes e orientações gerais ou anúncios do setor de RH, por exemplo. 

O Google Sites é o ponto de referência perfeito para os seus colaboradores acessarem informações críticas e relevantes da organização.

Na ferramenta, você pode destacar banners de anúncios para chamar a atenção do público, pode adicionar carrossel de imagens sobre as mudanças e também integrar na página do site, o feed da sua rede social corporativa, para notificar todas as atualizações aos seus colaboradores.

Dica de Template: o template “Portal” é o indicado para criar um website com foco em comunicação rápida e precisa.

2. Ajude os colaboradores a gerenciar o trabalho remoto

Intranets são conhecidas como repositório de informações e são muito usadas para dar suporte aos colaboradores sobre as melhores práticas no ambiente de trabalho.

Tutoriais, orientações de boas práticas, dicas de reuniões virtuais, uso da câmera durante as videoconferências, colaboração em tempo real à distância e coordenação de agenda entre colaboradores - todos os itens acima são exemplos de como os conteúdos podem ser disponibilizados de forma simples em uma intranet. Além disso, você pode deixar apresentações prontas como Guias completos para os colaboradores.

Um formulário do Google Forms pode ser embedado para receber pedidos do suporte e agendar solicitações para a equipe de TI, ou você também pode criar uma central de ajuda para clientes e parceiros, por exemplo.

Essas são apenas algumas ideias de como ter uma intranet informativa sem ser complexa para seus usuários.

#GenTip: utilize o template “Central de Ajuda” para construir um espaço com as dicas apresentadas.

3. Mantenha seus times alinhados

Times e líderes de projetos podem construir sites internos para compartilhar seu trabalho, consolidar recursos em uma única central, prover informações para os outros colaboradores, além de ratificar as prioridades atuais de todo o time e as individuais dos colaboradores.

#GenTip: selecione algum dos templates “Projeto” ou “Equipe” para criar um website com este objetivo.

4. Facilite o ensino à distância

O Google Sites tem sido usado também para apoiar o ensino à distância e apoiar a comunicação entre educadores, professores, estudantes, pais e instituições de ensino no geral - muitas delas têm construído sites para comunicar suas últimas atualizações, FAQs e oferecer recursos para a comunidade de pais e alunos.

Já no âmbito corporativo, empresas têm usado o Sites para disponibilizar acesso rápido à inscrições de colaboradores para treinamentos de capacitação, por exemplo.

#GenTip: os templates “Turma”, “Clube” e “Portfólio do Aluno” são indicados para trabalhar em sites com foco em ensino e educação.

Vamos criar juntos?

O Google Sites faz parte do Google Workspace - o pacote de ferramentas colaborativas, e integradas. Junto com o Gmail, Drive, Meet, Chat, Agenda, entre tantos outros apps, você pode desenvolver inúmeros projetos para a sua empresa!

Converse com nossos especialistas e explore também como criar projetos personalizados em Sites para os seus times!

Fale com a gente