Greg e Gwen sentados conversando em uma sessão de feedback


Cultura de feedback: Mais produtividade e confiança entre os times

O olhar voltado para a importância da saúde mental e emocional dos colaboradores no ambiente de trabalho tem sido pauta frequente no mercado. Entender este cenário e garantir os recursos certos é o que tem auxiliado as empresas a terem um melhor relacionamento com os seus colaboradores e garantindo a felicidade e bem-estar deles na realização das tarefas.

Quais os ganhos que uma cultura de feedback pode trazer para uma organização?

Em um mercado cada vez mais competitivo, a execução das atividades dentro de uma empresa vem exigindo cada vez mais empenho dos colaboradores. O desafio diante desse cenário é garantir que o funcionário se sinta inspirado e motivado, buscando sempre alcançar os melhores resultados para a organização.

Se tornar um profissional de excelência requer esforço e dedicação, inclusive de superiores que apoiam e direcionam seus liderados para atingirem seus objetivos. Promover uma cultura de feedback bem estruturada, fomentando a comunicação entre todas as partes envolvidas, é uma excelente forma de auxiliar o progresso das pessoas de maneira eficiente.

Segundo a Pulses (2021), empresa especializada em medição de clima organizacional: “Os profissionais que se sentem satisfeitos com frequência, a qualidade do reconhecimento são 2,4 vezes mais engajados. Além disso, quando há clareza sobre a política de remuneração, premiação e promoção, o engajamento é 2,3 vezes maior”.

Aderir ao hábito de conversar abertamente sobre como está a performance do colaborador faz com que o ambiente de trabalho se torne mais saudável e seguro, abrindo caminhos para que os funcionários se sintam confortáveis em expor suas dificuldades  e sugestões de melhoria com base na vivência do dia a dia, com a confiança de que receberão a atenção necessária.

Infográfico: Benefícios de uma cultura de feedback. Empresas: melhor gestão de pessoas e equipes; acompanhamento do desenvolvimento dos profissionais; melhor comunicação; bom direcionamento para os resultados. Funcionários: aumento da autoestima; segurança psicológica; maior produtividade; direcionamento para evolução da trajetória dentro da empresa.

Como implementar  o feedback dentro da sua organização?

Tendo em vista os novos modelos de trabalho no qual as empresas estão atuando, esse deve ser o primeiro ponto a ser considerado ao implantar rotinas de feedback. O Google Workspace conta com uma grande variedade de recursos para tornar o processo de avaliação mais dinâmico e eficiente. Com o Google Agenda recorrente para 1:1, existe a possibilidade de deixar reuniões periódicas marcadas para facilitar a organização e também manter o acompanhamento da evolução dos colaboradores. Outra maneira de utilizar a tecnologia a seu favor são as estatísticas de uso da agenda, sendo possível monitorar o tempo gasto em cada atividade ou até mesmo em reuniões, assim cada líder poderá identificar onde estão os pontos de dificuldade de seus liderados, para poder trabalhar em cima deles. Já com o Google Meet, você tem encontros privativos e/ou coletivos tanto com aqueles que atuam de forma remota, quanto presencialmente. 

Outro tópico importante é expressar os pontos que precisam de melhoria sempre de maneira humana, aplicando empatia para entender o profissional e dando espaço para que ele também se expresse. 

Destaque - Cultura de Feedback

É importante ressaltar que ações isoladas de feedback não são suficientes para exercitar a cultura dentro da organização, é necessário engajar essas iniciativas de maneira contínua, sempre destacando sua relevância e seus impactos no cotidiano, fazendo com que todos os funcionários pratiquem esse hábito.

O capital humano é o maior recurso de qualquer organização, por essa razão, ouvir, entender, motivar e incentivar o desenvolvimento das equipes é o melhor caminho para fazer com que o negócio atinja o sucesso internamente e externamente.

Fale com a gente