Banner_Ecossistema


Como os Ecossistemas de Inovação podem apoiar a transformação digital da sua empresa?

Estamos vivendo um momento histórico, marcado pela intensa necessidade de se digitalizar. Empresas de todos os tamanhos e de diferentes verticais foram desafiadas no último ano a transformarem os seus modelos de negócio e formas de trabalho. Estando preparadas ou não, as organizações foram desafiadas a inovar. E esse cenário nos faz levantar uma importante discussão. Afinal, como aplicar da melhor forma estratégias de inovação?

Aqui na Gentrop, acreditamos que a criação de ecossistemas são a chave para levar inovação às empresas que querem se destacar na era digital. E é sobre isso que vamos falar nesse artigo: o que são Ecossistemas de Inovação e como eles podem apoiar o processo de transformação digital da sua empresa!

 

Por que pensar além do digital?

Se a sua empresa está passando por mudanças, é bem provável que um dos seus maiores desafios seja implementar tecnologias de qualidade que apoiem os objetivos do seu negócio. Concorda?

De fato, o impacto da digitalização no mundo empresarial é determinante para tornar o trabalho mais rápido e eficiente. No entanto, o habitual é que a digitalização não transforme os processos das companhias. Por isso, é essencial abordar o tema sob uma outra perspectiva, pensar em inovação além das tecnologias.

Acreditamos que desenvolver projetos personalizados, focados na experiência das pessoas é o segredo para efetivar uma transformação humanizada. É por isso que, aqui na Gentrop, além de trabalharmos com parceiros que fornecem tecnologia de ponta, nós também trabalhamos para desenvolver Ecossistemas de Inovação. Ecossistemas que possam promover experiências únicas e omnichannel para nossos clientes.

 

O que são os Ecossistemas de Inovação?

Ao considerar a definição biológica da palavra, ecossistema é um ambiente em que vive um conjunto de formas de vida que interagem entre si, formando um sistema estável. Mas ao pensarmos em ecossistemas inseridos no mundo corporativo, podemos considerar uma adaptação desse conceito.

No meio empresarial, o ecossistema é um ambiente onde há interação - entre pessoas ou organizações - com o objetivo de desenvolver projetos que potencializam um ambiente de aprendizagem e criação inovadora. Esse é o conceito de Ecossistemas de Inovação. Esse conceito, aplicado diretamente ao mercado de soluções tecnológicas aqui na Gentrop, reflete a nossa genialidade e a constante preocupação que temos em proporcionar a melhor experiência para os nossos clientes.

A partir do desenvolvimento de Ecossistemas de Inovação, nós conseguimos apresentar nossas soluções de forma integrada. Dessa forma, é possível ter uma visão 360 de todas as nossas expertises e como podemos ajudar nossos clientes a alcançar seus objetivos de negócio. Cada ecossistema tem uma finalidade única e conta com soluções transformadoras, que vão desde a escolha e implementação de ferramentas específicas, até o desenvolvimento de projetos personalizados.

Confira a seguir, 3 dos 5 Ecossistemas de Inovação que nós da Gentrop temos desenvolvido com nossos parceiros e todas as soluções inovadoras que cada um deles proporciona:

 

1. Ecossistemas Colaborativos

Gerenciar o trabalho de equipes híbridas, que trabalham alternando entre o home office e escritório físico, é um dos maiores desafios do mundo corporativo, afinal, como manter a colaboração entre as equipes? 

Copiar e colar o modelo de trabalho presencial no ambiente digital é um grande erro. É preciso adaptar e desenvolver novos processos, envolver os colaboradores nessa transformação e adotar ferramentas que apoiem essas mudanças!

É por isso que na Gentop, trabalhamos para desenvolver Ecossistemas Colaborativos. Com as ferramentas certas, os projetos personalizados desenvolvidos pelos nossos experts e todo o nosso suporte, conseguimos aumentar a produtividade e o envolvimento dos times de nossos clientes, transformando processos tradicionais em experiências mais conectadas.

Os aplicativos de comunicação e colaboração do Google Workspace, como o Google Meet e o Chat, por exemplo, podem te apoiar nesse processo de transformação. Ferramentas integradas como os apps Smartsign, Sheetgo ou planejar projetos personalizados para os seus times faz parte de uma visão mais colaborativa tanto no nível das pessoas como nos recursos que facilitam o dia a dia delas.

Clique aqui e confira todos os nossos produtos e soluções para otimizar a colaboração das suas equipes.

[LEIA MAIS]: 1 ano de Home Office: como promover a produtividade e a integração das suas equipes?

 

2. Ecossistemas Produtivos

Não há como pensar em transformação digital e produtividade sem pensar em armazenamento de dados em nuvem. Segundo a Gartner, 75% de todos os bancos de dados serão implantados ou migrados para uma plataforma de nuvem em 2022. Incrível, não?

O desenvolvimento de Ecossistemas de Produtividade vem para apoiar as organizações que precisam levar seus dados para a nuvem e que necessitam automatizar os seus processos locais.

Com o Google Cloud Platform, por exemplo, é possível reduzir custos com infraestrutura, garantir a segurança de dados e o ganho de escalabilidade de forma simples - além de proporcionar um ambiente de trabalho sem limites, onde todas as equipes podem colaborar de onde quer que estejam!

Confira aqui e conheça o poder computacional das plataformas em nuvem, saiba como automatizar processos para suas equipes e criar novas oportunidades para o seu negócio.

[LEIA MAIS]: Por que investir no armazenamento de dados em nuvem em 2021?

 

3. Ecossistemas de Relacionamento

O desenvolvimento dos Ecossistemas de Relacionamento vem para apoiar as empresas que precisam mudar suas estratégias e se adaptar ao comércio online e ao crescimento do consumo digital. 

Muitas empresas já estão se consolidando nesse ambiente, fortalecendo suas vendas e se reestruturando internamente. Mas para as organizações fazerem parte desse movimento, é essencial colocar o consumidor no centro de tudo, criando novos modelos de gestão ou investindo em mudanças e adaptações no produto ou serviço oferecido.

Para auxiliar as empresas nessa adaptação, trabalhamos com tecnologias incríveis, como as ferramentas de Marketing e Dados da Salesforce, e ajudamos as empresas a criarem estratégias multicanais, campanhas personalizadas, mapas da jornada do cliente e muito mais. 

Tudo para ajudar as marcas a promoverem integração, conexão e inteligência para incentivar conversas diretas com seus clientes. Veja aqui como podemos te ajudar a oferecer experiências incríveis aos seus consumidores!

[LEIA MAIS]: Como a Gentrop potencializa estratégias de Marketing em parceria com a Salesforce

 
Transformação Humanizada

Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre os Ecossistemas de Inovação, e que ele tenha clareado a sua visão sobre as mudanças do mundo digital. Resumindo, o que queremos dizer é que nós da Gentrop somos experts em soluções tecnológicas, mas colocamos o nosso foco nas pessoas.

Nós nos importamos em como as empresas estão passando pela digitalização, de que forma estão implementando novas tecnologias e como elas impactam os seus ambientes de trabalho, seus colaboradores e consumidores.

Para nós, importar é incentivar cada vez mais o conceito de transformação humanizada, que trabalha lado a lado com o universo da tecnologia. É mudar, de fato, a forma de se trabalhar e todo o ambiente de trabalho, implementando novas formas de conexão. Tudo com a agilidade que os tempos de hoje exigem.

Qual a solução que a sua empresa procura? Estamos sempre prontos para pensar no seu negócio e nos seus objetivos. Fale com o nosso time e vamos pensar juntos nas melhores soluções de tecnologia para a sua organização!

→ Fale com a gente!