Banner Blog


Por que investir em Educação Corporativa na sua empresa?

A educação corporativa é a estratégia ideal para as organizações que valorizam o capital humano e desejam investir no conhecimento e capacitação dos seus colaboradores. Confira neste artigo o que é essa estratégia, quais os seus benefícios, como a tecnologia do Google e nosso serviço Genguide podem te apoiar a implementá-la na sua empresa.

Com todas as mudanças que aconteceram recentemente no mundo corporativo, podemos dizer que o setor de Recursos Humanos foi um dos setores que mais precisou se reinventar. Com as novas formas de trabalho e novas maneiras de se comunicar, criar e compartilhar, os profissionais de RH se depararam com um grande desafio: manter seus colaboradores engajados e motivados com o trabalho e com a empresa - mesmo trabalhando de forma remota.

Para valorizar o capital humano e intelectual, as organizações estão optando pela educação corporativa: uma estratégia focada na gestão de pessoas, em que novas habilidades são desenvolvidas em favor do contexto organizacional. Ou seja, a estratégia consiste em oferecer cursos, aulas e treinamentos para agregar mais conhecimento e valor a cada colaborador.

Entretanto, educação corporativa é muito mais do que qualificar a mão de obra. O principal objetivo da estratégia é aperfeiçoar as competências de cada colaborador, de acordo com os seus interesses e necessidades da empresa. O primeiro passo precisa ser a identificação das principais skills dos profissionais e depois, trabalhar no aperfeiçoamento de cada uma delas. 

Dessa forma, sua empresa terá vantagem competitiva no mercado por contar com um time altamente qualificado, além é claro, de garantir que seus colaboradores se sintam importantes e essenciais para o crescimento da empresa.

Vale lembrar também que a educação empresarial não é uma capacitação tradicional, pois ela tem o objetivo de contribuir ativamente na estratégia da empresa. Por esse motivo, os temas abordados podem ser os mais diversos! É preciso identificar quais são os pontos a serem melhorados no profissional e focar no desenvolvimento de cada um deles.

Confira os principais motivos para sua empresa investir na educação corporativa e para que você, como profissional de RH, possa impulsionar o potencial de cada colaborador:

Aumento da eficiência no trabalho:

É comprovado que colaboradores mais capacitados são mais eficientes em tomar decisões, além de colaborarem mais com outros times e colegas! Também são mais confiantes e são mais propícios a compartilhar novas soluções ou melhorias dentro da empresa - como otimização de processos e produtos.

Vantagem competitiva da organização:

Como comentamos anteriormente, a gestão de conhecimento é uma das principais vantagens competitivas que as organizações podem ter perante o mercado e seus concorrentes. Times altamente capacitados são essenciais para o crescimento e inovação de uma empresa - principalmente na era digital, onde tudo muda a todo tempo e é preciso ficar atento às novidades - seja qual for o mercado.

Companhias de todos os tamanhos podem investir:

Você sabia que a educação corporativa não é um privilégio apenas das grandes corporações? Ao contrário do que muitas empresas pensam, organizações de todos os tamanhos podem e devem investir em capacitação para escalarem seus negócios e terem times mais motivados, eficientes e produtivos!

Confira a seguir 3 tendências em educação corporativa para sua empresa ficar de olho, e descubra também como a tecnologia do Google pode te apoiar a implementar cada uma dessas técnicas!

3 tendências em educação corporativa para ficar de olho

1. E-learning:

Essa tendência nada mais é que o ensino à distância. E quando falamos em ensino à distância no ambiente corporativo, estamos falando da capacidade dos colaboradores de uma organização se conectarem por meio de um ambiente virtual para participar de treinamentos, aulas e cursos especializados. 

Essa é uma ótima forma de promover conhecimento de maneira mais interessante e prática na sua empresa. E o melhor, é que todos podem participar - onde quer que estejam! Pensando nisso, criamos uma plataforma de educação contínuada das ferramentas Google, o Genguide.

2. Microlearning:

Esse método promove qualificação de qualidade sem perda tempo! A técnica consiste em dividir um conteúdo em pequenos fragmentos para que seja consumido de maneira rápida e frequente pelos colaboradores da empresa. 

Se os seus times desejam adquirir novos conhecimentos em poucos dias, essa é a melhor solução!

3. Gamificação:

Já pensou em levar o universo dos games para o treinamento das suas equipes? A técnica de Gamificação busca entreter e ensinar ao mesmo tempo por meio de jogos, missões, recompensas e ranqueamento. E você pode apostar sem medo nessa técnica para o ambiente corporativo!

Essa é uma ótima solução para engajar os seus colaboradores enquanto aprendem! Os funcionários se engajam com o conteúdo aprendido e também com toda a dinâmica do game. 

E o melhor de tudo é que com os recursos do Google Classroom, você consegue colocar todas essas técnicas em prática! A plataforma de gestão de ensino do Google é muito utilizada em instituições de ensino, mas também é uma ótima opção para as empresas que desejam inovar em educação corporativa e implementar um ambiente de estudo seguro, dinâmico, eficaz e totalmente digital para os seus colaboradores!

Com o Google Classroom, você pode contar com integrações e aplicativos para:

  • Criar videoaulas e atividades práticas para realizar treinamentos online na sua empresa, integrando apps como o Google Meet e Google Documentos;

  • Aproveitar os recursos de acessibilidade incorporados na ferramenta para uma experiência de aprendizado mais inclusiva;

  • Utilizar a plataforma para levar conhecimento a todos os seus colaboradores, onde quer que estejam;

  • Realizar provas e avaliações utilizando o Google Formulários e Google Planilhas para estabelecer as suas notas.

  • Aproveitar os recursos de pesquisa e imagem para deixar suas aulas e apresentações ainda mais divertidas com o Google Slides;

  • E muito mais!

Tem interesse em levar toda a tecnologia transformadora do Google para sua empresa? 

A Gentrop é especialista em transformação digital com tecnologias do futuro. Além da implementação de plataformas de colaboração e produtividade, nós realizamos a capacitação e treinamento dos seus colaboradores, de modo que a ferramenta esteja 100% pronta para transformar os seus serviços e apoiar a cultura da sua empresa.

Entre em contato agora mesmo com nossos experts para saber como implementar a plataforma de gestão de ensino do Google na sua organização!

Fale com a gente