Post_FuturoDoTrabalho_Thumb


Como será o futuro do trabalho no Brasil?

Sua empresa está preparada para o futuro? Confira os principais insights apontados pela pesquisa realizada pela IDC Brasil em parceria com o Google.

O futuro do trabalho é um tema fundamental no radar daqueles que desejam traçar uma rota positiva para sua empresa. O novo cenário provocou a disrupção dos modelos de trabalho anteriormente estabelecidos,  implementando em larga escala uma nova forma de trabalhar e se relacionar.

No último ano, empresas que já carregavam a inovação em seu DNA prosperaram mais do que nunca, tendo maior vantagem ao navegar pelas transformações vividas pelo mercado e o mundo. Isso evidencia o quão importante é pensarmos adiante para poder preparar as nossas empresas para os desafios do futuro

Na Gentrop, trabalhamos com o conceito de Transformation As A Service e damos máxima importância para promover conteúdo relevante, que possa ajudar empresas que procuram melhores caminhos e desejam fazer diferente. Com isso em mente, apresentamos abaixo os insights da pesquisa da IDC Brasil, em parceria com o Google.

Com o objetivo de ter um maior entendimento sobre o futuro das relações no trabalho e os impactos dos novos comportamentos em seu dia a dia, a pesquisa “O Futuro do Trabalho no Brasil”, contou com a participação de quase 900 funcionários de grandes empresas brasileiras em diversos setores e tamanhos.

Confira abaixo os principais  insights:

Nem 100% remoto, nem 100% presencial

Afinal, qual será a aparência do dia a dia corporativo? A pesquisa expõe que, dentre as empresas que já definiram a forma de trabalho, 44% estão no modelo híbrido. E esse número só tende a crescer. Isso pois, dentre as empresas que ainda não definiram a forma de trabalho pós-pandemia, 59% dos profissionais sugerem o modelo híbrido. O formato começou a ser amplamente discutido a partir do segundo semestre de 2020 e vem ganhando cada vez mais força e adesão de profissionais e empresas no Brasil.

Uma nova forma de colaboração

As relações profissionais também estão se repaginando com os novos tempos. Dentro de um contexto de trabalho remoto forçado, nunca antes implementado em larga escala, a maioria das pessoas precisou sair do escritório e trabalhar de casa. Apesar de na pesquisa, 62% dos profissionais terem afirmado estarem trabalhando mais durante a pandemia, 82% dos profissionais se sentiram produtivos ou muito produtivos nesse período.  

Esses dados são corroborados pelo seguinte: mesmo que afastadas fisicamente, as pessoas seguem trabalhando de maneira colaborativa. Dados mostram que 55% dos profissionais que se sentem produtivos, criam documentos compartilhados com frequência para colaborar: contribuir, fazer junto e co-criar

A colaboração, algo novo para a maioria dos profissionais brasileiros, possui impacto direto na percepção de produtividade. Todavia, quando solicitados para definir de forma espontânea o significado de colaboração, 98% dos entrevistados associaram o termo a "ajudar o outro". Demonstrando como ainda é vista por muitos como um verbo, uma ação. Porém, colaboração é mais do que isso: é cultura. É preciso estimular um pensamento diferente, que eleva a colaboração ao compartilhamento de ideias e à contribuição com sentimento de pertencimento.

"Quando você agrega valor a algo. Pode ser no trabalho, em casa, é quando você contribui com ideias e atitudes..." (entrevistado do estudo) 

O papel da tecnologia nesse cenário 

Como a tecnologia está apoiando a ressignificação da contribuição? Segundo dados da pesquisa, 47% dos profissionais definem que a ação que melhor traduz a colaboração é a criação de documentos compartilhados, para serem trabalhados de maneira colaborativa (apresentações, planilhas, documentos de texto).

A colaboração está sempre em evolução, e com a necessidade de uma troca de informações mais rápida e dinâmica, é necessário ter ferramentas que assegurem segurança, agilidade e conectividade no novo modelo de trabalho. Em empresas do país que nasceram em ambientes digitais, e rapidamente ganharam valor de mercado, é possível ver o uso recorrente da solução de colaboração do Google: 13 das 16 empresas unicórnios brasileiras usam o Google Workspace.

Dos usuários do Google Workspace, temos que 82% concordam que a ferramenta permite maior integração entre as áreas e times, aumentando a colaboração na empresa. Enquanto 79% concordam que o uso da plataforma estimula as pessoas a inovarem, seja num projeto em grupo ou trabalho individual. Por fim, 87% dos profissionais concordam que com o uso do Google Workspace a empresa passou a trabalhar e a resolver problemas de forma mais rápida.

O elemento X do futuro do trabalho: a transformação cultural

Para que uma empresa possa traçar uma rota positiva e consistente devemos nos atentar a um elemento fundamental:  para além de soluções tecnológicas, é importante que se tenha a colaboração em seu DNA. Para tornar isso realidade, é preciso pensar muito além do digital, o futuro do trabalho é sobre transformação cultural

Uma empresa que faz uso de uma solução de colaboração completa (com recursos de comunicação, criação e compartilhamento de arquivos), mas que ainda não incorporou essa mudança de mentalidade pode não aproveitar o seu potencial colaborativo por completo. As pessoas que já incorporaram esse hábito em sua cultura diária mostraram na pesquisa a diferença que isso fez durante o período de trabalho remoto: 87% dos profissionais sentiram que a empresa teve maior velocidade de resposta, enquanto 75% se sentiram melhor e mais produtivos trabalhando à distância mesmo com todos os desafios impostos.

[LEIA MAIS]: Como os Ecossistemas de Inovação podem apoiar a transformação digital da sua empresa?

 

Sua empresa já está preparada para o futuro do trabalho?

Vimos que a tendência do futuro do trabalho é o modelo híbrido. E para inovar, mais do que investimento em tecnologia, é necessário também ter a colaboração em seu DNA e ter um parceiro que também a tenha.

Aqui na Gentrop somos experts em soluções tecnológicas, mas colocamos o nosso foco nas pessoas. Temos a expertise e trabalhamos para que você tenha acesso às melhores ferramentas em nuvem.

Gostou do conteúdo? Descubra nos próximos dias como a tecnologia pode apoiar o setor de Recursos Humanos da sua empresa a promover um ambiente de trabalho mais colaborativo. Nos acompanhe nas redes sociais e assine nossa newsletter!

Dúvidas? Estamos sempre prontos para pensar no seu negócio e nos seus objetivos. Converse com o nosso time de especialistas em transformação digital e vamos pensar juntos nas melhores soluções de tecnologia para a sua organização!

→ Fale com a gente!


Tem interesse em ter acesso à pesquisa completa? Quer o panorama geral sobre o assunto para te ajudar a adaptar a cultura organizacional da sua empresa para que os próximos tempos sejam promissores? Então, baixe aqui e veja na íntegra!