ThumbBlog_AWSvsGCP


GCP X AWS: qual a melhor plataforma de nuvem para a sua organização?

Google Cloud Platform (GCP) e Amazon Web Services (AWS) são duas das plataformas mais conhecidas em nuvem que existem no mercado. Mas como escolher qual solução oferece os melhores serviços para as demandas da sua organização?

Antes de mais nada, é preciso ter claro alguns pontos importantes para a escolha da sua nuvem, como por exemplo, níveis de complexidade, questões de inovação da plataforma, custo-benefício, confiabilidade e segurança, e também, questões de customização.

Tanto o Google Cloud Platform (GCP) quanto a Amazon Web Services (AWS) são provedores de serviços em nuvem líderes no mercado. Ambas as plataformas oferecem uma ampla gama de serviços e recursos para ajudar as organizações a executarem seus aplicativos e cargas de trabalho na nuvem. Ou seja, a escolha entre o GCP e a AWS depende das necessidades específicas da sua organização.

Em resumo, não há uma resposta definitiva sobre qual é a melhor plataforma de nuvem para sua organização. Ambas as opções têm suas vantagens e desvantagens, e a escolha final dependerá das necessidades específicas da sua organização, dos requisitos técnicos, do orçamento e de outros fatores. É recomendável realizar uma análise detalhada das necessidades e avaliar as ofertas de serviços e preços de ambas as plataformas para tomar uma decisão informada.

giphy-Jun-28-2023-06-33-48-8719-PM

Complexidade X Simplicidade

A AWS oferece centenas de serviços de nuvem que sofrem atualizações constantemente. Além disso, eles utilizam nomes diferentes para seus produtos, o que pode dificultar o encontro de um serviço em infraestrutura, visto que os nomes não são intuitivos - Athena, Aurora, Snow, Glacier e Honeycode, por exemplo.

Já o Google utiliza nomes mais claros e descritivos. App Engine é uma plataforma para rodar as suas aplicações, Cloud Functions são funções na nuvem, ou seja, sem o uso de servidores físicos, Dataflow te ajuda a construir fluxos de dados.

Quanto a sua console, o GCP foi construído intencionalmente para disponibilizar as informações de maneira simples e intuitiva, sendo assim, você pode facilmente encontrar e navegar entre serviços que você precisa.

2. Inovação

Pense em kubernetes: essa tecnologia inovou a indústria de serviços em nuvem - mas você sabia que foi o Google quem criou este produto como uma maneira de gerenciar e orquestrar os contêineres em seu próprio ambiente? Hoje em dia, seu uso se tornou tão padrão em plataformas em nuvem que a própria Microsoft Azure e a AWS, fazem uso dessa inovação.

Além dos kubernetes, a Inteligência Artificial do GCP está anos à frente do que outros oferecem. O Google criou o TensorFlow, um projeto de código aberto que funciona como o core dos componentes de sistemas de Machine Learning. O Google também criou TPUs para que processem tensores de maneira muito mais rápida e eficiente - trata-se de unidades de processamento prioritárias que aceleram o trabalho de Machine Learning de maneira significativa.

3. Custo

A empresa de pesquisas e tecnologia Constellation Research afirma que os custos com a AWS são sempre um desafio, pois “muitas empresas não compreendem totalmente as métricas, o impacto nas decisões arquitetônicas e os custos para suporte de certos serviços”.

Seguindo a linha de complexidade que envolve o design e o desenvolvimento da AWS, a cobrança e gerenciamento de custos podem acabar ficando confusos e os clientes frequentemente experienciam situações onde o custo acaba vindo mais alto do que o esperado. Já os modelos de preços do Google são padrões e com amplo acesso à transparência - você sempre sabe o que está pagando e pode gerenciar o orçamento conforme o seu controle.

4. Consistência e Confiabilidade

A Krystallize Technologies criou uma medida de capacidade de serviços que avalia a performance e o custo das plataformas. Ela destaca a consistência e a segurança da nuvem do Google no decorrer do tempo, oferecendo a plataforma em nuvem mais previsível e confiável. Grande parte desta alta performance vem do fato do Google ter um dos maiores e mais seguros backbones de rede entre os provedores de nuvem. O Gartner menciona que o Google tende a “ter a maior capacidade de provedores em todo o mundo” na perspectiva de rede e essa medida de capacidade de serviços reflete a força que o GCP oferece em seus serviços globais.

5. Customização

Como é de esperar, a AWS oferece uma grande quantidade de opções de máquinas virtuais. Se você quer uma VM (Máquina Virtual) por exemplo, a Amazon oferece uma muitos tipos diferentes divididos por “famílias”. Novamente, para encontrar exatamente o que você precisa, você precisa explorar múltiplas configurações pré-definidas de tipos e subtipos. Não seria melhor que você pudesse criar sua própria máquina, conforme a sua necessidade?

O Google Cloud Platform é a única plataforma em nuvem que oferece uma máquina virtual completamente personalizável. Você precisa de 22 vCPUs e muita memória? Só o GCP permite que você crie uma máquina personalizada - sem seguir modelos prontos. Ou seja, você pode adicionar quantas GPUs e a quantidade de memória que você precisar.

Com a nuvem do Google, você pode construir do zero exatamente o que você necessita para seus casos específicos - sua única limitação é a sua imaginação.

No final das contas, nem todas as plataformas oferecem efetivamente a mesma qualidade em seus serviços - conte com a qualidade incomparável do Google Cloud Platform.

Fale com nossos Especialistas em GCP para trazer a nuvem do Google e transformar a infraestrutura da sua organização em um ambiente sem limites.

Fale com a gente