ThumbBlog_SlackvsChat


Google Chat x Slack: qual oferece a melhor solução para colaboração em equipe?

Dentre uma imensidão de ferramentas e plataformas de comunicação, o Google Chat e o Slack são duas que se destacam.

Com tantos aplicativos de comunicação disponíveis no mercado hoje em dia, às vezes é difícil acompanhar os últimos lançamentos, estar em dia com as novas funcionalidades e, de fato, entender o que faz sentido para melhorar a produtividade da sua organização.

Quando o foco é a colaboratividade em equipe, essas duas plataformas apresentam grandes expectativas de resultados, mas qual delas pode oferecer uma melhor solução para os seus times?

Recentemente, o Google Chat ganhou novos recursos importantes e você pode conferir as novidades aqui!

Desenvolvedores descrevem o Google Chat como “Uma plataforma de comunicação construída para times”. Seja em uma conversa 1:1 ou em uma sala de bate-papo em grupo de um projeto especial, você consegue colaborar com o seu time todo de maneira organizada. Troque ideias, crie debates e compartilhe Docs, Planilhas e Apresentações, tudo em um só lugar - além de estar a um clique de distância de uma videoconferência pela conexão com o Google Meet.

Já o Slack é descrito como “Toda a sua comunicação junta em um só lugar”. O app promete integrar toda a comunicação em um só aplicativo: todas as suas mensagens, arquivos e apps terceiros podem estar conectados ao Slack.

Entretanto, com a chegada do workspace do Google, o novo lançamento da marca - agora você também pode integrar todos as suas conversas do Chat, o seu e-mail e as suas reuniões do Meet em um único lugar. Essa atualização, inclusive, veio para aumentar os benefícios do uso do Chat em comparação aos seus concorrentes.

Confira as diferenças na prática:

screencapture-docs-google-document-d-1kflgRlChbxFrKnLUan3pYGZ13COh17Gs8J6F-RGnPwY-edit-2020-08-10-11_29_07

Além disso, para usar o Google Chat, basta ter uma licença G Suite. Com isso, você já terá à disposição todos os demais apps Google integrados com o Chat, sem cobrar nada além da licença. Já em relação ao Slack, existem pacotes de teste (trials) e pagos, que são determinados pelo armazenamento e pela disponibilidade de recursos.

Por conta disso, os pacotes pagos do Slack - que possuem armazenamento ilimitado, seja para mensagens ou arquivos -, acabam se tornando obrigatórios para empresas que optaram por esta ferramenta. Por outro lado, o Google Chat se trata de uma ferramenta nativa dentro do pacote Google G Suite e já vem de forma totalmente ilimitada em todos os seus recursos, dentro de qualquer tipo de licença.

Entre empresas conhecidas do mundo que utilizam estas duas plataformas de comunicação, organizações como o iFood, Nubank, Mercado Livre, Twitter, Spotify, Salesforce e Netflix já utilização os apps Google G Suite para a comunicação - e são cases de sucesso!

Para entender como a comunicação pode ser melhorada com o Google Chat, entre em contato com a gente!