Blog - Google Cloud Next 21 - Peças_Banner 1


Google Cloud Next 21 - Cobertura

Na semana passada aconteceu o Google Cloud Next, encontro mundial que reúne os principais líderes do Google Cloud para falar sobre as novidades das soluções em nuvem. O evento foi ótimo para quem curte tecnologia e inovação! Tivemos treinamentos interativos, sessões de Q&A ao vivo com especialistas, demonstrações educativas e muito mais…

No primeiro dia de Cloud Next 21 o foco dos lançamentos foi para apresentar os lançamentos e novidades para Google Workspace e Google Cloud, já o segundo dia se aprofundou nas últimas inovações em nuvem aberta e segurança. O terceiro e último dia deu destaque à comunidade de desenvolvedores. 

Se você não conseguiu participar do #GoogleCloudNext, não se preocupe

A Gentrop preparou um #tbt com os melhores insights e aprendizados da semana. :D 

 

Vem com a gente! 😉

 

Blog - Google Cloud Next 21 -Peças_Titulo 1

> Ontem o Google anunciou novas integrações do Google Workspace com produtos de terceiros. Desde 2020, o Google se preocupa em integrar e oferecer todas as ferramentas em uma única solução e este ano, iremos ver a marca fortalecendo suas parcerias, integrando novas plataformas que dão suporte às suas  ferramentas originais. Para o Google, seu sucesso é medido não apenas pelo quanto as pessoas usam e amam seus produtos, mas também pelo ecossistema que prevalece ao seu redor e promove ainda mais produtividade. Dentre as novas marcas parceiras, podemos destacar novas integrações como  a Cisco, o Miro e a Atlassian, por exemplo.

 

Blog - Google Cloud Next 21 -Peças_Titulo 2

> A colaboração de hoje em dia requer cada vez mais segurança. O Google anunciou que todos os clientes do Google Workspace agora possuem acesso a criptografia em suas reuniões do Meet. Isso significa que serão oferecidas chaves para prevenção da perda e do vazamento de dados - recurso que também se entende ao Google Chat!  Além disso, o “Drive Labels”, chega para trazer rótulos sobre a  sensibilidade do seu conteúdo/arquivo armazenado na nuvem - prevenindo o compartilhamento, download e impressão externa de arquivos.

 

Blog - Google Cloud Next 21 -Peças_Titulo 3

> O Google deu destaque para as otimizações das suas ferramentas, sempre priorizando a experiência do usuário final. Todas as novidades desenvolvidas este ano tiveram como objetivo  impulsionar o trabalho entre equipes híbridas, apoiar o trabalho remoto e promover  um ambiente de trabalho flexível, autônomo e seguro.

Confira as principais  novidades que chegaram em alguns apps:

 

Google Meet

- Cancelamento de ruído por Inteligência Artificial

- Legendas simultâneas com suporte para diferentes línguas

- Correção de iluminação da imagem da câmera

 

Google Spaces

- Uma ferramenta de pesquisa mais potente

- Segmentação de conversas por tópico/assunto

- Mais ferramentas administrativas

 

Google Agenda

- Novas opções de RSVP, sinalizando se participará da reunião de forma remota  ou presencial

- Status de local de trabalho, notificando se está trabalhando de casa, escritório ou outra localidade 

- Configurações de horário de trabalho, informando o período que você trabalha e disponibilidade  para contato

e muito mais! :)

 

Blog - Google Cloud Next 21 -Peças_Titulo 4

> Cada vez mais, as empresas estão buscando por inovações mais sustentáveis. Por isso, o  Google Cloud, que já é considerada a nuvem mais limpa do Mundo e com o foco no futuro, apresentou no evento o seu novo produto: o Google Cloud Carbon Footprint, utilizado para mensurar a emissão de carbono de uma empresa. Com esse novo recurso você poderá realizar o monitoramento por produto, setor da empresa e até mesmo projeto específico, medindo e acompanhando em tempo real o progresso em relação às metas de sustentabilidade. 

O melhor? A solução já está disponível gratuitamente desde o dia 12 no Cloud Console para todos os clientes. 

“A missão do Google Cloud é acelerar a habilidade de transformação do próprio negócio com a melhor infraestrutura, plataformas, soluções industriais e expertise.” - Kirsten Kliphouse, VP Google Cloud na América do Norte

 

Blog - Google Cloud Next 21 -Peças_Titulo 5

> Durante o evento, o Google também lançou o Distributed Cloud, um novo serviço que combina hardware e software para estender a infra-estrutura do Google Cloud aos data centers e  edge locations dos clientes. O Distributed Cloud vem para ajudar empresas que ainda não se permitiram inovar em sua infraestrutura e que ainda dependem de discos rígidos para o armazenamento de suas informações.

Ele é uma extensão da tecnologia Anthos - serviço para nuvens híbridas e gerenciamento da carga de trabalho - que permite que as organizações executem cargas de trabalho em diferentes ambientes de nuvem. A novidade está sendo lançada com dois serviços em fase de preview, sendo eles:

 

Google Distributed Cloud Edge

Ele entrega aos clientes uma maneira de executar seus aplicativos nas edge locations do próprio Google. Além da tão sonhada baixa latência, este novo produto é uma ferramenta para portfólio que permite uma aproximação entre a infraestrutura do Google Cloud e as empresas. Desta forma, elas podem trabalhar de forma remota sem se preocupar com segurança, uma vez que tudo será gerenciado pelo próprio Google. 

 

Google Distributed Cloud Hosted

Este produto é uma oferta mais segura de migração para o mundo digital, onde as empresas podem hospedar sozinhas  ou através de um parceiro seguro, otimizando o desempenho on-premises, não exigindo conectividade com o Google Cloud. O produto é construído com interfaces de programas abertos para levar consistência e portabilidade. 

 

Blog - Google Cloud Next 21 -Peças_Titulo 6

> No evento, o vice- presidente sênior de Google Cloud Infraestrutura Técnica, Urs Hölzle, juntou-se a uma equipe de desenvolvedores para discutir as principais tendências tecnológicas a serem observadas e a visão do Google para a nuvem durante a próxima década. O principal insight abordado nesta palestra está relacionado em como as empresas precisam evoluir em tecnologia para atender seus clientes de maneira mais significativa nos próximos 10 anos.

Segundo o Google, empresas de todos os tamanhos reconhecem que o Google Cloud está otimizado para transformar seus dados, seus talentos e suas aplicações, deixando-os mais úteis e relevantes para o seu negócio. Aqueles que tiverem acesso e souberem trabalhar com as melhores ferramentas poderão se tornar líderes em seus respectivos segmentos.

 

Blog - Google Cloud Next 21 -Peças_Titulo 7

> O Anthos, uma camada de gerenciamento multi-nuvem para todas as suas aplicações,  agora suporta Máquinas Virtuais. A integração foi anunciada durante o evento e está agora em fase de pré-visualização, permitindo que você padronize via Kubernetes, enquanto executa cargas de trabalho, que não podem ser facilmente conteinerizadas, em Máquinas Virtuais. 

 

Blog - Google Cloud Next 21 -Peças_Titulo 8

> Ter acesso a ferramentas com integração consistente e contínua é uma necessidade para os desenvolvedores. O novo Cloud Build Hybrid, anunciado durante o evento, possibilita a construção, teste e implantação, através da nuvem e sistemas on-premise, ao mesmo tempo em que entrega os benefícios de um plano de controle gerenciado pelo Google. Facilitando o processo de criação de aplicações, permitindo que desenvolvedores trabalhem com segurança, praticidade e facilidade, diretamente de seus laptops. 

 

Blog - Google Cloud Next 21 -Peças_Titulo 9

> O Google anunciou a formação da Equipe de Ação de Segurança Cibernética do Google (GCAT). Esse time reúne especialistas de todo o Google para formar o que acreditam que será a principal equipe de consultoria em segurança no mundo. Ela tem uma missão singular: apoiar a segurança e a transformação digital de governos, infraestruturas críticas e empresas de todos os tamanhos.

 

Blog - Google Cloud Next 21 -Peças_Titulo 10

> Visando facilitar o trabalho dos desenvolvedores e a criação de uma comunidade, foi lançado o programa Google Cloud Innovators. Seu objetivo é apoiar a jornada de desenvolvedores à medida que aumentam sua experiência na nuvem. Os participantes receberão, desde o início, convites exclusivos para ouvir os executivos do Google Cloud e Developer Advocates, com apresentações exclusivas de roadmap e a oportunidade de participar da nova série de eventos semestrais Innovator. Todos do ramo de desenvolvedor são bem-vindos no programa.

 

Blog - Google Cloud Next 21 -Peças_Titulo 11

> Foram anunciados lançamentos em supply chain ligados ao software de confiança zero. O Cloud Build já é compatível com o Nível 1 da SLSA por padrão, com scripts de construção e proveniência disponíveis. Com o novo recurso Build Integrity, o Cloud Build gera automaticamente um manifesto de construção verificável, contendo: um certificado assinado descrevendo as fontes que fizeram parte da construção, os hashes dos artefatos utilizados e outros parâmetros. O manifesto ainda pode ser usado para rastrear um binário até o código fonte e detectar alterações.

 

Blog - Google Cloud Next 21 -Peças_Titulo 12

> O Broad Institute, organização de pesquisa que reúne pesquisadores em várias disciplinas e instituições parceiras, com apoio da engenharia Google e Intel, reduziu custos e alcançou novos níveis de pesquisa e colaboração em IA para acelerar os poderosos algoritmos, focados em estudos biomédicos como o genoma, impulsionando a missão do Instituto de descobrir a base molecular de importantes doenças humanas, contribuindo para prevenção e desenvolvimento para tratamentos e curas.

 

Blog - Google Cloud Next 21 -Peças_Titulo 13

> Segundo o Google, clientes de todas as indústrias recorreram ao Document AI, plataforma de IA escalável baseada em nuvem, para automatizar e validar documentos, agilizando os fluxos de trabalho  e mantendo os dados precisos. 

O novo Contract DocAI, acrescenta às soluções do Document AI do Google Cloud, trazendo novas características especialmente criadas para os documentos mais importantes como  contratos. Ele discernirá, automaticamente, termos importantes e as relações entre eles. A novidade também ajudará equipes de revisão  a trabalharem com mais eficiência, levando a um processamento de contratos mais rápido e menos oneroso, enquanto fornece novas lentes semânticas para categorizar e analisar o conteúdo do contrato.

 

Blog - Google Cloud Next 21 -Peças_Titulo 14

> Em uma palestra focada em diversidade, acessibilidade e pertencimento, o Google abordou o conceito de neurodiversidade: reconhecer e respeitar as diferenças neurológicas que fazem parte da vida de muitas pessoas, dentre elas: dispraxia, dislexia, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), autismo, síndrome de Tourette, entre outras. 

Novas funções de ferramentas do Google Workspace que contribuem com a acessibilidade estão chegando! No Google Meet, o recurso de levantar a mão e as legendas simultâneas são muito importantes para promover e apoiar uma participação mais ativa e acessível. As sugestões inteligentes de texto no Gmail também foram criadas para facilitar e incentivar a interação, por exemplo.

São muitas novidades que estão em pauta nesse campo de inclusão, acessibilidade e diversidade  e estamos ansiosos para descobrir as próximas!

 


 

[LEIA MAIS]: Como levar a sua empresa para o futuro do trabalho com o Google Workspace

 

➡️ Gostou dos insights e do compilado do evento? :D

Entre em contato com nossos especialistas Google para saber mais sobre ambientes de trabalho sem limites!

→ Fale com a gente!