Thumb_MeetXZoom


Google Meet x Zoom: como escolher a ferramenta de videoconferência?

Cada vez mais dependemos das videoconferências e reuniões virtuais. Diante dos novos desafios corporativos, diversas ferramentas ganharam muita notoriedade, e a competição à respeito dos diferenciais e novos recursos sempre estão em pauta. 

O aplicativo do Google para videoconferências conhecido como Google Meet tem recebido uma série de atualizações e melhorias mês a mês, tudo para que as empresas pudessem continuar contando com o serviço e se mantendo conectadas mesmo com a implementação do trabalho remoto. Já o Zoom também é uma ferramenta com foco em videoconferências, com limitações no seu uso gratuito.

Mas como escolher qual o aplicativo de videoconferência ideal para você ou os seus times? Continue lendo e confira nossas dicas para tomar a decisão assertiva!

1. Praticidade de uso X Necessidade de instalação

Um dos pontos mais importante para analisar na hora de escolher a plataforma é entender o quão prático e intuitivo o sistema é. Enquanto o Zoom requer que você baixe uma extensão para o seu navegador e/ou um arquivo do programa para ser instalado na sua máquina, o Meet funciona com um simples link de acesso no seu navegador.

Por ser uma solução web, seus times e convidados podem acessar rapidamente as salas de reunião através de um único link, agilizando processos e ganhando velocidade nas suas conferências. 

Além disso, com a integração nativa com o app Agenda, você pode criar eventos com um link do Meet para compartilhar com os convidados diretamente no corpo do convite - facilitando o encontro das informações importantes do evento!

2. Acesso rápido à uma reunião

Desde o lançamento da área de trabalho centralizada entre todos os aplicativos de comunicação Google, você tem acesso rápido ao Meet dentro da sua interface do Gmail, assim como uma opção dentro do seu Chat para iniciar instantaneamente uma videoconferência com quem você estiver falando.

Um outro ponto de facilidade é a integração com o Gmail e o Google Agenda que traz agilidade para criação de reuniões com múltiplos participantes: na interface do Gmail, você pode iniciar uma reunião sem precisar trocar de abas no seu navegador.

3. Segurança de Dados

Mais importante do que os benefícios da conexão é a garantia da segurança das informações. O Google Meet utiliza o ambiente seguro do Google - o mesmo que opera grandes plataformas como o Google Cloud Platform e o YouTube - para proteger e criptografar os dados e informações que seus aplicativos trabalham, o que garante um ambiente protegido e seguro para todos os usuários em suas reuniões virtuais através do Meet.

Você sabia que o Google Meet possui versões para pessoas físicas e empresas?

Na versão gratuita do app, ele se encontra atrelado ao seu Gmail pessoal e permite até 1 hora de uso contínuo. Já a versão empresarial do Meet está inclusa no pacote Google Workspace (antigo G Suite) como parte de suas ferramentas colaborativas e possui integração nativa junto a uma série de outros recursos, como o Google Drive, Chat, Documentos, Agenda, entre outros.

A Gentrop oferece o serviço de implementação da plataforma Google Workspace, trazendo o Meet como solução para as videoconferências da sua organização. Além disso, atuamos com a capacitação dos seus colaboradores para que eles possam utilizar o melhor das ferramentas Google em seu trabalho - apoiando a verdadeira transformação do seu ambiente de trabalho.

Entre em contato e saiba como podemos apoiar a sua mudança para o Google!