Homem de costas no topo de um prédio, falando ao celular


Inovação e produtividade: 3 sinais de que sua empresa precisa focar nelas

Inovação e produtividade estão intimamente ligadas. Para escalar e elevar a qualidade da produção, cada vez mais, as empresas devem criar maneiras de realizar suas atividades com criatividade e valor de diferenciação.

Neste artigo, nós vamos refletir um pouco sobre isso. Continue lendo para entender quais são os sinais mais claros de que é preciso inovar para potencializar a produtividade no seu negócio!

Os desafios de inovação e produtividade nas organizações

A inovação geralmente se refere a mudanças ou à criação de processos, produtos e ideias mais eficazes. Para as empresas, isso pode significar implementar novas ideias, criar produtos dinâmicos ou melhorar seus serviços já existentes.

Investir em inovação pode ser um catalisador para o crescimento e o sucesso dos negócio, além de ajudar nas adaptações necessárias em um mercado cada dia mais dinâmico e desafiador.

Ser uma organização inovadora não significa apenas inventar. A inovação pode significar mudar o modelo de negócios e adaptar-se às mudanças do ambiente mercadológico para atender melhor os clientes.

Quando a inovação é bem-sucedida, ela é uma parte incorporada da estratégia empresarial. Ou seja, ela é parte da cultura que lidera o caminho do pensamento propositivo, permite a todos os envolvidos fazer mais e melhor, agregando valor e gerando mais lucratividade.

Empresas que inovam criam processos de trabalho mais eficientes, têm melhor produtividade e desempenho. Consequentemente, são mais lembradas por seus públicos de interesse, vendem mais e obtêm retornos mais sustentáveis.

Contudo, para alcançar inovação e produtividade, os especialistas apontam alguns desafios que empresários e líderes de negócio precisam superar. São eles:

  • desenvolver o pensamento holístico: para incentivar o pensamento integrado, ou seja, aquele que vê o negócio como um todo e não apenas as atividades de cada profissional, as organizações devem fomentar o engajamento, oferecer incentivos (individuais e para as equipes),  e, sobretudo, abrir espaço para a colaboração;
  • assegurar-se de que os membros das equipes compreendam a importância dos papéis: os indivíduos e as equipes geralmente trabalham melhor quando recebem tarefas ou funções especiais. É preciso alavancar esses papéis, fazendo com que cada membro da equipe entenda que eles fornecerão uma perspectiva única sobre um determinado tópico ou problema;
  • superar o medo do fracasso: negócios bem estabelecidos muitas vezes sentem que têm muito a perder, em termos de reputação, marca e finanças. Por isso, não conseguem inovar por medo do fracasso. Uma maneira de superar esse desafio é reservar parte da receita para testar novas ideias, arriscar.

Veja esse dado: uma pesquisa da McKinsey revelou que 94% dos gerentes entrevistados disseram que estavam insatisfeitos com o desempenho de inovação das suas empresas. Preocupante, não?

3 sinais de que a sua empresa precisa superar desafios de inovação e produtividade

A inovação requer um pouco de ousadia. É por isso que uma mudança cultural precisa ser trabalhada antes de partir para metas e ações inovadoras.

E uma das maneiras mais inteligentes de dar o primeiro passo é reconhecer em que aspectos a inovação e a produtividade estão deixando a desejar na empresa. Confira, a seguir, alguns sinais de que é preciso agir!

1. A colaboração não tem um valor claro para as equipes

Se as pessoas trabalham de maneira bastante individualista, se elas não interagem fora de sua própria equipe e se há divergências entre departamentos, filiais e parceiros de negócio, é preciso ligar o alerta.

Não há inovação corporativa sem intercâmbio contínuo de ideias, sem o compartilhamento de conhecimento, sem equipes multidisciplinares, sem desafios e ações globais — que envolvam todos.

2. As pessoas estão indo para outras empresas com muita frequência

Se a concorrência está “roubando” os melhores profissionais que você contrata, é preciso se perguntar o que está acontecendo. Muitas organizações descobrem que perdem seus colaboradores mais por questões relacionadas à inovação do que ao salário que oferecem.

No mundo inconstante que vivemos, é normal as pessoas buscarem desafios mais estimulantes. Talvez seja o caso de investigar como os concorrentes estão trabalhando para atrair e reter mais clientes. Será que eles estão sendo mais inovadores?

3. Ainda não há uma estratégia clara de transformação digital

Não há mais como resistir, a transformação digital é uma realidade. Ela precisa ser encarada de maneira consciente, ou seja, sistematizada e estratégica.

Se os processos, as comunicações e a gestão do seu negócio ainda é feito de modo tradicional, sem a inserção de ferramentas tecnológicas inovadoras, isso é um sinal claro de pouca inovação.

A boa notícia é que é cada vez mais barato, simples e rápido implementar aplicações digitais no dia a dia corporativo. Com a computação em nuvem, é possível receber recursos, que dão um upgrade no dia a dia operacional e também na gestão, de maneira virtualizada. Sem necessidade de longos períodos de implantação, com custos sob controle, entre outros benefícios.

Você identifica algum desses sinais na sua empresa? Precisa de novos insights para desenvolver a inovação e a produtividade no seu negócio? Baixe agora mesmo nosso e-book para se aprofundar ainda mais no assunto. Aproveite, é grátis!