Pessoas em bancadas em um escritório com espaço aberto


Produtividade das equipes: 5 maneiras de otimizá-la usando tecnologia

A produtividade das equipes é, ou deveria ser, um dos maiores indicadores da gestão empresarial. É preciso mensurar o potencial produtivo dos times e, de maneira contínua, criar meios de melhorá-la.

No artigo de hoje, vamos apresentar algumas dicas de uso da tecnologia com essa finalidade. Continue lendo para ver ferramentas e métodos que podem ser usados a partir de agora para tornar suas equipes ainda mais produtivas!

A tecnologia e a produtividade das equipes

A maioria dos gestores concorda que a produtividade dos negócios pode ser atribuída à capacidade de executar com sucesso a estratégia geral. O que mais garante sucesso nos negócios? Funcionários engajados e altamente produtivos, que cumpram metas alinhadas com os seus objetivos estratégicos.

E, se a execução é a chave para um negócio de sucesso, quais são as etapas para aumentar a produtividade? Como saber se o alinhamento de seus negócios e o desempenho das pessoas está  funcionando em níveis ideais para maximizar a força produtiva e garantir os melhores retornos possíveis?

Utilizar a tecnologia para potencializar a produtividade do seu negócio é a plataforma ideal para realizar a verdadeira transformação no seu negócio.

Sistemas que facilitam a produtividade empresarial garantem meios mais simples e eficazes de superar os desafios da  operação e, ao mesmo tempo, permitem uma melhor mensuração dos resultados — durante a execução dos projetos e planos de ação, não somente ao final.

O aumento da produtividade dos negócios pode ser atribuído à automação de processos, permitindo uma comunicação mais rápida, tempo melhor gerido — gasto em prioridades estratégicas — e maiores taxas de conclusão de projetos.

5 maneiras de usar a tecnologia para melhorar a produtividade das equipes

Confira, a seguir, algumas indicações de como usar a tecnologia para potencializar a força produtiva das suas equipes.

1. Crie um ambiente aberto e comunicativo  

Ao possuir espaços centrais para organizar e gerir informações de avaliação de desempenho dentro de uma estrutura online formal, os gerentes por exemplo,  podem comunicar com mais facilidade a estratégia de negócios e criar metas mensuráveis ​​para seus funcionários — as quais irão suportar os objetivos gerais da empresa.

Isso também permite uma maior visibilidade, fazendo com que os funcionários vejam o quadro completo e compreendam melhor como as metas individuais se encaixam na empresa como um todo.

Usar sistemas tecnológicos integrados e fáceis de usar nos mais variados dispositivos (desktop, notebook, smartphone, tablet etc.) facilita a criação de um ambiente aberto ao intercâmbio de ideias, colaborativo e comunicativo. Assim, com funcionários motivados e engajados, o aumento da produtividade das equipes é uma consequência.

2. Conecte equipes dentro da empresa

Quanto tempo perdemos no nosso dia a dia compilando arquivos, respondendo e-mails simples, tentando encontrar agendas para reuniões etc?

Com uma plataforma conectada que preze pela colaboração, pode-se trabalhar em tempo real, num único arquivo; desenvolver o hábito de trocar mensagens rápidas eliminando as necessidades de e-mail em chats seguros e confidenciais, além de ter o poder de visualização de agendas corporativas e a troca de informações que facilitem a comunicação.

3. Motive seus funcionários usando a tecnologia

Hoje em dia os colaboradores procuram as melhores tecnologias para as sua vida pessoal. Todos possuem a melhor rede de internet, aparelhos, sinal de TV e etc, da melhor qualidade porque prezam uma boa conectividade.

Por que não garantir a melhor adoção, desempenho e produtividade entregando o melhor serviço, a melhor tecnologia, velocidade e integração dentro da empresa?

4. Monitore a produtividade dos negócios e o progresso dos colaboradores

As soluções tecnológicas também permitem que os gerentes acompanhem mais facilmente o progresso durante todas as etapas da conclusão da meta e ofereçam reforço imediato ou treinamento para manter o desempenho e os prazos nos trilhos.

Esse processo leva a uma maior produtividade do negócio porque a organização é composta por uma equipe que está continuamente aprendendo novas habilidades e sendo desafiada a fazer o melhor possível.

Quando se trata das pessoas que trabalham para você, funcionários atentos, motivados e felizes trabalharão mais. Encoraje seus funcionários recompensando-os por seus sucessos, usando incentivos monetários e não monetários.

Com o G Suite, por exemplo, os administradores podem verificar a adoção a plataforma, identificar os apps mais utilizados, os menos trabalhados e assim desenvolver treinamentos e procurar recursos que encorajem os usuários a repensarem processos repetitivos, automatizando com os recursos da plataforma.

5. Analise continuamente a colaboração de equipes

A tecnologia de hoje fornece recursos avançados de relatórios e análise de negócios para ajudá-lo a obter uma compreensão profunda do desempenho dos negócios, das preferências do cliente e das tendências do mercado.

Seus executivos e gerentes de negócios podem acessar métricas de desempenho e relatórios analíticos, usando essas informações para trabalhar em conjunto para definição ou no redesenho das estratégias.

Como está a produtividade das equipes na sua empresa? Gostou das nossas dicas? Deixe seu comentário!