Banner_GCP_Blog


Semana da Internet Segura: como o Google Cloud aborda a segurança na nuvem?

Você sabia que há uma data comemorativa mundial para discutir assuntos relacionados à segurança na internet? O Dia da Internet Segura é comemorado anualmente todo 2o dia da segunda semana do mês de Fevereiro, e tem como missão tornar a web um local mais saudável e seguro para todos. 

Neste ano de 2021, a data está sendo comemorada na semana do dia 9 e quem representa oficialmente o projeto aqui no Brasil é a ONG SaferNet. Com diversas ações acontecendo em prol da conscientização, não poderíamos deixar de falar por aqui também sobre a importância da segurança no armazenamento de dados na nuvem.

A quantidade de armadilhas digitais, golpes cibernéticos e riscos à privacidade é cada vez maior no Brasil e no mundo. É por isso que proteger uma rede global contra ameaças cibernéticas persistentes e em constante evolução deve ser prioridade das empresas que oferecem soluções de DBMS em nuvem

Para o Google, esse é um dos seus desafios mais importantes. O compromisso com a segurança é a base de tudo, e engloba desde sua plataforma e infraestrutura até as suas soluções de software e de hardwares desenvolvidos para uso específico. Isso dá aos usuários do Google a garantia de que seus dados e aplicativos atendem aos padrões de segurança e conformidade.

Blog_GCP_interna

Os 3 princípios de segurança do Google Cloud

Como já falamos por aqui, o Google Cloud é uma excelente opção para as empresas que desejam migrar para a nuvem com segurança. Pensando em tornar o armazenamento de dados das organizações ao redor do mundo muito mais seguro, o Google está sempre um passo à frente trabalhando com 3 princípios:

 

1. Proteger o seu negócio

Para proteger o negócio de seus clientes, o Google utiliza um processo colaborativo projetado para proteger e ajudar as empresas a fazerem os ajustes certos de processos, pessoas e tecnologia, dessa forma é possível acompanhar as novas ameaças e desafios de segurança. 

Ao optar por trabalhar com o Google Cloud, sua organização terá acesso ao conhecimento, experiência e a agilidade do Google para enfrentar as ameaças de hoje e do amanhã. Lembrando que a nuvem do Google é construída na maior infraestrutura de rede de computação do mundo! E o mais interessante é que você usará a mesma infraestrutura que impulsionou e sustentou o Google, incluindo o poder do aprendizado de máquina, IA e IoT.

 

2. Te ajudar a manter o controle sobre os seus dados

Com o Google Cloud, é possível manter o controle sobre seus dados com o poder de determinar como eles são coletados e usados ​​por fornecedores, funcionários e seus clientes. O Google tem o compromisso de fornecer aos seus usuários transparência de dados e controles para gerenciar os acessos, o que torna esse processo muito mais seguro.

Além disso, os padrões internacionais de segurança e privacidade do Google são certificados e validados por auditores independentes. E uma coisa é certa: o Google Cloud não vende e nunca venderá os dados de seus clientes! 

 

3. Atender aos padrões globais de segurança

É muito importante estar de acordo com as possíveis exigências das organizações, como políticas internas e regulamentações externas - isso inclui como os dados são coletados, usados ​​e acessados. É por isso que Google trabalha para atender aos padrões globais de segurança. 

Em relação ao rico conjunto de controles e recursos com suporte do Google Cloud, vale ressaltar que ele continua em constante crescimento. Isso inclui SSAE 16/ISAE 3402 Type II, ISO 27001/27017/27018, FedRAMP, PCI DSS, HIPAA, CSA STAR, MTCS Tier 3, GDPR (Europa), NIST 800-171/800-53, FISC (Japãp), MPAA, SOX, Australian Privacy Act and APPs, APRA Standards, and ENC (Espanha).

Comunicação segura pela Internet com o Google Cloud

O Google Cloud gerencia a segurança em todo o ciclo de vida dos dados, do data center ao dispositivo. E as empresas também podem estender suas próprias medidas de segurança corporativa na nuvem em um modelo colaborativo. Além disso, a segurança do Google Cloud usa uma variedade de tecnologias, abordagens, padrões e metodologias para proteger aplicativos, recursos de TI e dados do cliente.

E como estamos falando sobre o Internet Segura, vale ressaltar como o Google Cloud lida com a proteção de dados na nuvem em relação à internet. O Google isola sua infraestrutura em um espaço de IP privado, expondo diretamente apenas um subconjunto de máquinas ao tráfego externo da Internet e ataques DDoS. Outros recursos, como Google Cloud Armor - disponíveis com o uso do Cloud Load Balancer - são usados ​​para fornecer proteção DDoS na extremidade da rede, mais perto da origem dos ataques.

Além disso, o serviço de identidade central do Google, que os usuários veem como a página de login, pede um nome de usuário e senha e avalia fatores de risco, como se os usuários fizeram login no mesmo dispositivo ou local no passado. O serviço também emite credenciais como cookies e tokens OAuth. Segundos fatores, como senhas de uso único ou chaves de segurança resistentes a phishing, também podem ser usados pelos usuários ao fazer login.

LEIA MAIS: Google é nomeado líder em Banco de Dados na Nuvem pela Gartner

 

Ainda tem dúvidas de que o Google Cloud é a melhor escolha para armazenar os dados da sua organização na nuvem? Converse com nossos especialistas. Aqui na Gentrop, nossa equipe é formada por profissionais certificados que estão prontos para te auxiliar a migrar para a nuvem em 2021! 

 

Quero falar com o especialista Google Cloud