Shadow IT: como responder aos perigos de usar tecnologia não autorizada?


Shadow IT: como responder aos perigos de usar tecnologia não autorizada?

Ascensão de chatbots com IA desafia empresas entre a inovação e os riscos de segurança; solução precisa suprir as novas necessidades dos profissionais.

O fenômeno Shadow IT

O uso descontrolado de softwares não autorizados a funcionários nas empresas tem sido uma preocupação cada vez mais latente. Esse fenômeno é chamado de Shadow IT – ou TI Invisível, no Brasil; e pode abrir brechas de segurança com efeitos críticos. Um caso emblemático foi o vazamento de dados confidenciais da Samsung pelo uso do ChatGPT.

A Gentrop, parceira estratégica para negócios modernos, traz recomendações de como a nova licença Google Workspace Frontline ajuda empresas a superar esse desafio, promovendo a cultura colaborativa com a conquista de mais produtividade.

Uso de programas não autorizados é uma prática comum, mas perigosa

O Shadow IT é um comportamento motivado por diversos fatores, como a busca por maior produtividade, conveniência, inovação ou até mesmo por insatisfação com as ferramentas disponibilizadas pela empresa. Estudos apontam que esta é uma realidade dentro das corporações:

41% dos funcionários adquiriram, modificaram ou criaram tecnologia sem aval do TI em 2022.

Fonte: Gartner, 2023

Esse cenário de buscar melhores resultados, sem as ferramentas recomendadas, abre brechas para graves consequências, desde ataques hacker a processos legais por violação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Simples ações de Shadow IT podem gerar grandes problemas

Entenda como desvios na tecnologia recomendada podem resultar em graves consequências

🟨 Vazamento de dados: Serviços externos podem expor informações sigilosas a ataques, perda ou acesso indevido. Ex: Usar e-mail pessoal para enviar arquivos da empresa.

🟨 Violação de leis: Tecnologias que não seguem normas de segurança ou privacidade podem gerar problemas jurídicos. Ex: Guardar dados de clientes em servidores sem proteção da empresa.

🟨 Redução da visibilidade e controle: TI perde a capacidade de gerenciar, atualizar e proteger as tecnologias usadas pelos funcionários. Ex: Instalar programas não autorizados no computador da empresa.

🟨 Aumento da superfície de ataque: Tecnologias não gerenciadas ou mal configuradas criam pontos vulneráveis a hackers e malwares. Ex: Utilizar dispositivos pessoais para trabalhar.

 

Google Workspace Frontline: segurança e ferramentas inovadoras desde a linha de frente

Gentrop colabora diariamente para que empresas parceiras combatam os males do Shadow IT, mas sem impedir a vontade dos seus profissionais de irem além com soluções disruptivas.

Por isso, somos especialistas em implementar e adaptar o novo Google Workspace Frontline para negócios que buscam uma solução integrada e segura que atenda às necessidades dos funcionários e do TI.

O Google Workspace Frontline é uma licença do Google Workspace voltada para os trabalhadores de linha de frente, que são aqueles que interagem diretamente com os clientes, fornecedores ou com o produto.

Esses profissionais precisam de ferramentas ágeis e flexíveis para se comunicar, colaborar e acessar informações em tempo real, seja com os consumidores do serviço ou com as equipes internas da empresa.

Plataforma única sempre atualizada para a produtividade

Os seus colaboradores dificilmente vão sentir falta de outras soluções, com a poderosa suíte de programas integrados do Google Workspace Frontline.

mplementar, trocar ou estender a outros times a plataforma corporativa é a solução mais eficaz contra o uso de tecnologias não autorizadas.

Infografico - Shadow IT

Adote o Workspace com a Gentrop garanta a diminuição do Shadow IT

Descubra os benefícios de contar com um parceiro premier Google para te guiar nessa gestão de mudança.

🤝 Governança de cultura colaborativa: Além de tecnologia, fomentamos uma cultura organizacional sólida e de engajamento; em que todos se sintam responsáveis pela segurança da empresa.

👩‍🏫 Capacitação contínua: Plataforma Genguide promove educação digital para que os funcionários saibam aproveitar o melhor das ferramentas Google e estejam sempre atualizados.

🛡️ Protege os dados: Controles de segurança e administrativos avançados para o TI, além da prevenção a perda de dados pela rotatividade de funcionários, com o Google Vault e o Smartspace, serviço da Gentrop.

🤝 Facilita a colaboração: Aplicativos desenvolvidos para incentivar o compartilhamento seguro de arquivos, agendas e notas dentro da empresa, respeitando a estrutura organizacional. 

💡 Aumenta a produtividade: Não falta recursos potentes e novos para agilizar e simplificar as tarefas dos funcionários, com integração segura de IA para as mais diversas ações – desde Google Docs ao Meet. 


Esse é o Google Workspace Frontline, a solução que ajuda as empresas a reduzir os riscos do Shadow IT, ao mesmo tempo em que aumenta a satisfação e o desempenho dos funcionários.


Quer saber mais sobre essa licença e como ela pode se adequar ao seu negócio? Fale com um especialista da Gentrop!


Evolua o trabalho da sua linha de frente

        •