Greg segurando celular com o ícone da Appsheet em fundo de códigos


AppSheet: Automatize processos e aumente sua produtividade diária

Não há limites para a criatividade! Veja como o desenvolvimento de aplicativos internos, por meio de soluções no code, podem auxiliar as demandas da organização e dos colaboradores. 

Spoiler: Contém um #CaseDeSucesso para te inspirar novas possibilidades a partir desta solução!

Chega de processos demorados, vamos aos fatos! 

Automatizar processos é um tema pertinente nas organizações, já que o fluxo de demandas e a produtividade de todos dependem dessa solução. Pensando nisso, podemos destacar como principal e mais comentada nos últimos tempos, as plataformas low e no code, que são, como o próprio nome sugere, o desenvolvimento de baixo código ou a não necessidade dele, na criação de aplicativos, através de uma interface gráfica de usuário. 

Vamos ser justos: Quem melhor para entender dos processos se não os colaboradores da própria equipe? Uma vez inteirado das demandas, fica mais fácil sugerir soluções para melhorar e, até mesmo, automatizar processos utilizando ferramentas que tornam essa ação muito mais prática, fácil e democrática. 

Se qualquer pessoa é capaz de criar um app, como pessoas especialistas no assunto enxergam o crescente cenário low code ?

Segundo a empresa de pesquisa Forrester Research (2016), estima-se um crescimento de até US$ 15,5 bilhões, entre 2016 e 2020, em diversos segmentos  no uso geral de baixo código. Essa crescente se deu, principalmente, com a flexibilidade e facilidade na automação de processos, já que trata-se de uma prática que exige menos conhecimento de codificação e mais aprofundamento na solução esperada, fazendo com que qualquer pessoa seja hábil a usar e produzir softwares. 

No entanto, há ainda alguns especialistas da área de TI que enxergam essa facilidade de outra forma, questionando desde a adequação desses aplicativos corporativos em grande escala, até segurança de dados e custo-benefício.

Criar aplicativos low/no code é ou não vantajoso para o negócio? 

Se você enxerga colaboração, flexibilidade e produtividade como vantagens, nossa resposta para essa pergunta é: sim! Polêmicas à parte, essas soluções auxiliam (e muito) o dia a dia das empresas e dos colaboradores, desde a criação de ações e visualizações automáticas, até a conexão com fontes de dados. 

Appsheet x Case Suzano: solução na prática

Através do AppSheet, solução no no code do Google, a Gentrop foi responsável pela capacitação dos colaboradores e por acelerar ainda mais a inovação dentro  da Suzano, multinacional de papel e celulose, através do evento Digital Lab.

O encontro realizado em 2 dias consecutivos em formato de hackathon, reuniu mais de 70 colaboradores da Suzano com o objetivo de fomentar novas iniciativas e modelos de negócios a partir da tecnologia. O tema da vez foi explorar questões de ESG e sustentabilidade, utilizando o AppSheet como plataforma de ideação e prototipação. Durante todo o período, nossos especialistas foram fundamentais para que o processo acontece de forma fluida e com excelência, otimizando o trabalho entre as equipes e garantindo mais performance e criatividade para a criação dos apps. Isso tudo sem excluir os profissionais de TI, que puderam colaborar de maneira efetiva na implementação do aplicativo.

Um evento disruptivo e nada tradicional que aproximou pessoas, despertou a autonomia e proporcionou experiências imersivas por meio de ferramentas digitais. Confira o case completo no vídeo abaixo:

 

Fale com a gente