Carência de cibersegurança resulta em desconfiança digital


Carência de cibersegurança resulta em desconfiança digital

Com a frequência de ataques cibernéticos em alta, empresas precisam reforçar a proteção contra malwares e vazamento de dados 

Navegar e negociar por meios digitais tem despertado grande receio entre os consumidores, e não é por menos. Os ataques cibernéticos aumentaram exponencialmente nos últimos meses. Essa desconfiança digital entre os usuários afeta diretamente a reputação das organizações, que precisam mais do que nunca ficarem atentas às questões de segurança, transparência, confiabilidade e experiência do usuário.

Uma pesquisa recente da Salesforce com 6,7 mil consumidores de 15 países, incluindo o Brasil, mostrou que 62% deles estão confusos em relação à maneira como as empresas usam seus dados pessoais.

Por isso, construir confiança digital requer tempo, esforço e deve estar no planejamento estratégico de qualquer negócio.

Mas antes, o que é confiança digital?

A confiança digital nada mais é que o ato de acreditar em algo estabelecido em ambientes digitais, no qual as interações e transações ocorrem principalmente por meio de tecnologias da informação. Ela envolve a crença de que sistemas, processos e dados digitais são confiáveis, seguros e respeitam a privacidade das partes envolvidas. 

Esse fator é determinante para a tomada de decisões e para o sucesso das operações, abrangendo aspectos como segurança cibernética, proteção de dados, privacidade, conformidade com regulamentações e ética digital.

É necessário estabelecer e manter a confiança para garantir um relacionamento sólido com clientes, fornecedores e outras partes interessadas.

O preço de não priorizar a segurança é caro

Segundo artigo do McKinsey & Company, 40% dos clientes deixam de fazer negócios se a confiança for violada — isto é, se descobrem que os seus dados não recebem o cuidado necessário. Sabendo disso, separamos os principais fatores que atrapalham o sucesso das empresas quando o assunto é confiança digital:

Infográfico - Desconfiança Digital (1)

A importância no ambiente de trabalho atual

Cada vez mais os CEOs estão optando por modelos de trabalho híbridos e remotos – gerando assim novas exigências, pois os colaboradores precisam ter a flexibilidade de trabalhar de qualquer lugar, a qualquer hora, em qualquer tipo de dispositivo, enquanto se conectam aos dados e aplicativos da empresa em vários locais, incluindo Wi-Fi doméstico ou público. Como consequência, a equipe de TI e cibersegurança precisa criar barreiras de proteção para vários endpoints, sem interromper a produtividade.

Mas nem tudo está perdido, pois, as mesmas ferramentas e tecnologias que impulsionam essa transformação digital — e cuja utilização descuidada pode afetar o relacionamento com o cliente — também podem ajudar a potencializar a confiança entre as partes interessadas. Além do mais, o seu potencial para ajudar no fortalecimento dessa relação, não se resume apenas em evitar incidentes negativos, mas sim, garantir que a tecnologia está sendo utilizada de forma responsável.

Utilizando o Google Workspace como aliado

Projetado para aperfeiçoar a forma de se trabalhar, as ferramentas do Google funcionam apenas na nuvem, evitando que dados confidenciais flutuem em anexos ou aplicativos de armazenamento de terceiros, com detecção e proteção de ponta contra ameaças.

Uma vez que os dados são consolidados e armazenados digitalmente, ficam disponíveis para que os colaboradores acessem de qualquer dispositivo, sem necessidade de ficarem espalhados em máquinas individuais.

Ou seja, o Google Workspace atua como uma solução de colaboração que conta com uma abordagem segura desde o seu design, estando na linha de frente para manter os controles de proteção em dia e gerenciar de maneira eficiente e proativa os possíveis riscos que possam surgir. 

 

Veja mais benefícios:

🛡️ Evita as ameaças cibernéticas antes que elas aconteçam;

🔒 Deixa o trabalho mais seguro de qualquer lugar, em qualquer dispositivo;

📱💻 Protege os dados da empresa em vários tipos de sistema, incluindo Android, ChromeOS, iOS, macOS ou Windows;

🚫👤 Garante que apenas as pessoas selecionadas, nas condições certas, possam acessar as informações confidenciais;

📄 Controla o compartilhamento de dados internos e externos e evita vazamentos que possam comprometer seus resultados;

🔐Simplifica os esforços das áreas de Compliance e Cibersegurança.

Faça escolhas mais inteligentes e seguras

Confie na plataforma que é utilizada por mais de cinco milhões de organizações em todo o mundo, desde grandes bancos e varejistas com centenas de milhares de colaboradores até pequenas empresas.

Saiba como ir além na segurança cibernética com o Google Workspace, entre em contato com a Gentrop!

Fale com a gente