daria-nepriakhina-i5iIhHSAtp4-unsplash (1)


Como fazer para o Home Office ser produtivo

Ao trabalhar de casa, as estratégias de produtividade são muito importantes porque não se tem a estrutura convencional de um dia no escritório, como ir até o local de trabalho, caminhar para as reuniões ou encontrar colegas de trabalho. Quando a sua casa se torna o seu escritório, você precisa aprender toda uma nova rotina.

Conseguir trabalhar quando os colegas do seu time não estão fisicamente com você tem sido uma regra para o Google já por um tempo (30% das reuniões no Google envolvem funcionários de duas ou mais cidades). Mas isso pode não ser comum para todo mundo, e muitas pessoas ao redor do mundo estão tendo que se redescobrir neste momento. Por isso, seguem abaixo dicas de produtividade - não importa de onde você esteja trabalhando - e algumas mais focadas em como conseguir trabalhar de casa.

Defina o local onde você trabalha (e onde você não trabalha).
É fácil colocar o seu computador na mesa da cozinha ou se afundar no sofá e começar a trabalhar. Mas um cômodo, um local, uma escrivaninha, ou uma cadeira que você "vá para ela" todo dia para trabalhar ajuda o cérebro a associar esse local (cheiros, vistas e sons) com conseguir trabalhar. Coloque algumas coisas que você mantinha na sua estação de trabalho do escritório, como fotos de amigos ou familiares. Compre um novo mousepad que você goste. Coloque os seus aperitivos e lanches da tarde em uma prateleira. E tão importante quanto criar o seu "local de trabalho" é determinar as áreas onde você não trabalha. Talvez você deva evitar levar o seu computador para o seu quarto, por exemplo. Isso ajuda a criar uma distância mental e te permite relaxar mais facilmente, embora o seu trabalho esteja na sua casa com você.

Utilize o Meet como um profissional.
Você provavelmente vai passar muito mais tempo em videoconferências - e, para isso, indicamos o Google Meet. Aqui estão algumas dicas para usar o Meet em casa: diminua a qualidade do seu vídeo quando estiver experimentando restrições ou atrasos da banda larga, e disque para entrar em uma videoconferência mas ative para receber o áudio através do seu celular. Se você estiver precisando de um pouco de interação humana, mesmo que de forma virtual, combine uma videoconferência sem invite com o seu time ou amigos do escritório - não é uma reunião formal, é apenas um tempo para conversar e ver como todos estão indo.

Pratique "trabalhar em uma aba".
Se você não possui um monitor grande ou a sua configuração de telas do escritório na sua casa, é ainda mais importante focar em uma aba do Chrome por vez. Se você estiver em uma videoconferência do seu notebook, minimize todas as outras abas e foque na sua conversa - assim como você manteria o seu celular no bolso ou fecharia o seu notebook no caso de uma reunião presencial para se manter focado.

Represente o papel.
Resista ao impulso de acordar e começar a trabalhar da sua cama - isso não ajuda o seu cérebro a entrar no "mood" de ser produtivo. Mantenha a sua rotina habitual como acordar, se trocar, tomar um café da manhã, e então "ir" até o seu novo espaço de trabalho. Ficar de pijamas, por ser mais confortável, vai te fazer sentir menos que é um dia normal de trabalho e vai tornar mais difícil conseguir trabalhar.

Jogue de acordo com o seu cronograma e a sua energia.
A boa notícia de trabalhar de casa? Sem precisar pegar trânsito. Pense nisso como se fosse um período para experimentar cronogramas diferentes e encontrar o seu "tempo biológico primário". Se você é uma pessoa matinal, tente acordar e trabalhar em alguma coisa por um tempo, e depois fazer uma pausa no meio da manhã. Se você é uma pessoa noturna, que prefere dormir um pouco mais tarde, troque o seu cronograma para conseguir trabalhar mais no final da tarde quando você estaria voltando para sua casa do escritório. Produtividade não é apenas sobre o que você está fazendo, mas, mais importante, é sobre quando você está fazendo.

Trabalhar de casa não significa trabalhar o tempo todo.
Uma das coisas mais difíceis de se trabalhar de casa é definir limites. Deixe o seu computador no seu espaço de trabalho e apenas trabalhe quando você estiver naquele local. Escolhe um horário que você defina que "acabou por hoje" selecionando os horários de trabalho no Google Agenda para lembrar as pessoas de quando você está disponível. Faça pausas mentais da mesma maneira que você faria se estivesse no escritório - ao invés de caminhar para uma reunião, dê uma volta fora de sua casa ou ligue para um amigo.

Crie uma lista de afazeres diários no dia anterior.
Uma parte de se manter no caminho e organizar um cronograma de trabalho é listar o que você precisa fazer em um dia. Eu criei um planejamento diário que me ajuda a criar um plano de hora-a-hora do que eu pretendo fazer. Se você preencher na noite anterior, você vai acordar com o mindset do que você precisa fazer naquele dia.

Termine aquela coisa que você está para terminar.
Trabalhar em um escritório pode ser correria e raramente sobra tempo ou ociosidade para terminar as coisas. Trabalhar de casa é uma chance para se atualizar em alguns projetos individuais - terminar aquelas despesas, fazer um brainstorm daquele projeto de longo prazo ou ler o artigo que você salvou para ler há muito tempo atrás. Organize uma lista contínua no seu Google Keep e volte para ela quando você tiver períodos de ociosidade ou tempo sobrando.

Pegue leve com você mesmo (e com os outros).
Algumas pessoas têm apenas um estúdio com um quarto e vivem lá. Algumas pessoas têm cônjuges que também estão trabalhando de casa, crianças em casa, ou animais domésticos em casa. A conexão da internet pode ser mais lenta e talvez tenha barulhos como latidos no fundo, mas lembre-se de que todos estão dando o seu melhor para conseguirem trabalhar de casa.

 

Conteúdo original do blog G Suite, artigo: "Make “work from home” work for you".