Banner 1 - Resiliência Empresarial


Como não ficar para trás na revolução de amanhã?

Resiliência empresarial é a chave para negócios estarem sempre prontos para a próxima onda de inovação do mercado.

“Nunca se sabe o dia de amanhã” é uma expressão derivada do latim “Carpe diem”, mas vamos usá-la aqui para questionar se você está pronto para este amanhã. Segundo pesquisa da Boston Consulting Group (BCG), 89% das empresas não são resilientes, isso significa que não estão prontas para responder a eventos adversos, novos concorrentes disruptivos e as próximas ondas de inovação do mercado.

Os 11% resilientes demonstraram na pesquisa ter mais harmonia nos processos de negócios, foco na eficiência operacional em desenvolver vantagem competitiva e redução da complexidade entre tecnologia e negócios.

O que é resiliência empresarial e por que ela é importante

Também chamada de resiliência organizacional, é a capacidade de resposta, adaptação e prosperidade que uma empresa tem a situações desafiadoras –  crises econômicas, novos players, desastres naturais e outros eventos inesperados.

É sobre ter visão 360º de pontos fortes e fracos do negócio, promover cultura de inovação, além de reestruturar os processos com investimentos precisos em tecnologia.

Um exemplo brasileiro de empresa resiliente é o Zé Delivery, aplicativo para compra e entrega rápida de bebidas. Foi lançado em 2016 pelo braço de inovação e investimento da AmBev, mas assumiu protagonismo durante a pandemia de Covid-19, quando foi responsável por 27 milhões de pedidos em 2020 e 29 milhões apenas no primeiro semestre de 2021.

ze-delivery.57d91f36449c65196419f93483fcd189c1df652f

"Delivery de bebidas geladas a preço baixo”, slogan entrega a proposta de um app que nasceu como startup e se mostrou essencial ao longo de seus anos.

Esse investimento tecnológico representa uma ampliação no modelo de negócios da AmBev, que tradicionalmente dependia dos pontos de venda físicos para distribuir suas bebidas. A empresa soube se adaptar às mudanças no comportamento mais moderno do consumidor, mas também antecipou a estrutura necessária para o inesperado período de isolamento social. 

A resiliência é hoje não somente uma qualidade crítica, como também uma habilidade a ser constantemente cultivada, sobretudo no atual mercado altamente dinâmico e punitivo a erros. O Serasa Experian ilustra o cenário quando aponta que o número de falências de empresas no Brasil saltou 80% em dois anos.

É essencial colocar em prática a evolução contínua como forma de precaver ou superar mudanças que podem trazer danos irreparáveis. Isso ultrapassa a gestão de riscos, pois almeja uma visão mais abrangente da saúde e do sucesso dos negócios.

Confira algumas formas de desenvolver a resiliência empresarial:

Digitalizar processos abre espaço para mais inovação

Trabalhar com apoio da tecnologia e uso de dados facilita a criação de novas ideias, de acordo com as atuais demandas do mercado.

Reduzir despesas, aumentar investimentos

Mais recursos para tecnologia e pesquisa levam negócios a adotar soluções digitais modernas, com alto retorno sobre investimento, quando implantadas da maneira adequada.

Segmentação digital para atendimento humanizado

É essencial utilizar plataformas de CRM, mas por trás dos dados existem pessoas e elas devem ser tratadas como tal, por isso é importante saber utilizar as ferramentas para criar laços fortes e duradouros com os clientes.

Ambiente aberto à inovação e diversidade

Promover uma cultura inclusiva na organização aumenta a atração de talentos do mercado, reduz a rotatividade e estimula a criatividade com diferentes perspectivas.

Gentrop oferece variadas soluções para aumentar a resiliência do seu negócio

Independente do tamanho e segmento da empresa, um facilitador é imprescindível: um parceiro experiente. Fortalecer o modelo operacional de tecnologia é um esforço que envolve mais do que o departamento de TI de uma empresa.

Exige colaboração externa eficiente e especializada, para elaborar uma ação estratégica bem coordenada com a diretoria, guiando o tom e ritmo que engaje o quadro de funcionários.

A Gentrop é especialista em implementar e adaptar soluções inteligentes, para que seus processos e dados sejam integrados de forma a entender melhor as necessidades dos clientes, assim descobrindo tendências emergentes para tomar decisões estratégicas baseadas em informações precisas.

Customer Success altamente qualificada em Salesforce

Conte com a expertise de quem é a única reseller Salesforce no Brasil – plataforma de CRM para empresas que procuram construir valor, conquistar relacionamentos e dominar a gestão de dados

Seja guiado pelo time de Customer Success da Gentrop nesse investimento estratégico. Alcance  a resiliência com a tecnologia que aumenta a eficácia, reduz custos e melhora previsões. 

Banner 3 - Resiliência Empresarial

Fontes: ¹ Salesforce, 2022; ² Forrester, 2023 ; ³ IDC, 2019

Captura de dados estratégicos para alta conversão no e-commerce

Conhecer o comportamento de seu público é imprescindível para garantir a resiliência. As Gentags são rastreadores, desenvolvidos pela Gentrop, para colher estatísticas de navegação dos usuários na internet – essenciais para ações de marketing omnichannel mais avançadas e personalizadas. 

São inúmeras as utilidades das Gentags, feitas sob demanda para coletar informações valiosas e elaborar estratégias eficientes.

Conheça algumas habilidades:

Banner 4 - Resiliência Empresarial

Visão completa das métricas em um único dashboard

O Gendaas é a plataforma da Gentrop que reúne e organiza dados do Salesforce Marketing Cloud e do Google Analytics, para análise facilitada dos resultados de marketing.

São recursos avançados que exibem dados facilmente compartilháveis em imagem, planilha ou slide. Uma ferramenta ideal para trabalhar a resiliência, uma vez que promove mais agilidade em decidir os próximos passos. 

Banner 5 - Resiliência Empresarial

É momento de modernizar seu negócio e gerar mais valor aos stakeholders

A Gentrop conhece os fatores determinantes para a sobrevivência e o crescimento das empresas dentro do Marketing 5.0.

Colaboramos ativamente na resiliência de clientes com nossos experts de mentalidade flexível, criativa e proativa, capazes de transformar os desafios em oportunidades.

Banner 6 - Resiliência Empresarial

Podemos juntos elevar a sua maturidade em tecnologias de ponta. Afinal, somos um parceiro altamente certificado e reconhecido em aplicar estratégias de otimização que mais importam. 

Assim, quando a próxima crise chegar, você estará pronto para responder em vez de apenas reagir – crescendo em meio a uma disrupção.

A Gentrop é a parceira ideal para empresas que querem garantir a saúde de seu negócio.

Fale com a gente!