Banner 2


Sem mais tempo para o passado, o Marketing 5.0 já chegou

O mercado não é mais o mesmo, muito menos o seu consumidor. Veja como a nova onda do marketing integra tecnologia, análise de dados e o mais importante: as pessoas.

Em uma sociedade cada vez mais conectada, estabelecer estratégias de negócio com base na tecnologia é algo indispensável. Conhecido como “pai do Marketing”, Philip Kotler reforça esse fato em seu mais recente livro, que aborda conceitos de análise de dados, humanização e soluções tecnológicas para promover uma personalização na jornada de compra do consumidor.

Conhecido como Marketing 5.0, o novo estudo de Kotler nasce para suprir as demandas que foram criadas à medida que os consumidores e as tecnologias se transformaram. E, entender o que mudou, é o primeiro passo das empresas que querem se manter competitivas diante do mercado. 

Para saber mais sobre o assunto, continue acompanhando esse conteúdo!

Olhando de perto a teoria

“O Marketing 5.0 é, por definição, a aplicação de tecnologias que mimetizam o comportamento humano para criar, comunicar, entregar e aumentar o valor ao longo da jornada do cliente.” Essa é a frase que abre o capítulo de boas-vindas do livro.

Em outras palavras, o Marketing 5.0 aborda o atual momento do setor, marcado, principalmente, pelo uso da tecnologia a favor da experiência na jornada de consumo do usuário e os avanços tecnológicos do mercado.

Enquanto que no 1.0 o marketing era focado no produto, no 2.0 no consumidor, no 3.0 no ser humano e no 4.0 na relação cliente-empresa, agora no 5.0, a potencialização que a tecnologia pode trazer para as estratégias e operações de marketing, reforçando o fator humano, é ainda mais visível.

A sua importância diante do mercado

A quinta era do marketing oferece os insumos necessários para estreitar a relação entre marcas e consumidores, trazendo soluções personalizadas e tecnologicamente avançadas para atender às suas necessidades. Tudo isso baseia-se na coleta e análise de dados sobre o comportamento e jornada de compra do consumidor, resultando em estratégias de vendas mais alinhadas e assertivas. 

Além disso, é pautada a reflexão sobre o papel das empresas dentro da sociedade. Se anteriormente, no Marketing 3.0, já surgia a necessidade de se posicionar diante dos problemas do mundo, agora no Marketing 5.0, a questão é ainda mais relevante, sendo necessário juntar valores e tecnologia. 

Segundo estudo realizado pela agência FleishmanHillard (2020), 62% das pessoas consideram como uma marca se comporta, ao responder a questões de desigualdade de raça ou gênero, antes de decidir comprar os produtos oferecidos por ela, ou seja, os consumidores priorizam negociar com empresas que o representam.

Entendendo o que compõe a estratégia

Kotler apresenta em seu livro cinco componentes essenciais na hora de colocar os ensinamentos do Marketing 5.0 em prática. Veja quais são cada um deles:

Infográfico - Blog Mkt 5.0

Colocando a mão na massa

Para aplicar a quinta versão do marketing na sua empresa, é importante pensar na tecnologia como sua maior aliada na hora de elevar a qualidade da experiência dos consumidores durante a jornada de compra.

As soluções precisam eliminar obstáculos e ruídos no processo de consumo, permitindo um contato personalizado. De acordo com esse direcionamento, é possível dizer que, para trazer esse novo modelo para o seu negócio, é preciso:

📈 Investir em soluções tecnológicas

Permite analisar dados em tempo real, personalizar interações com clientes e automatizar processos, potencializando a eficácia, adaptabilidade e inovação nas estratégias de marketing, o que resulta em experiências mais relevantes e impactantes.

📈 Trabalhar com metodologias ágeis

Facilita a colaboração entre equipes multidisciplinares, promovendo ciclos de feedback contínuos, o que torna mais fácil a adaptação a mudanças no mercado. Isso gera uma implementação mais eficaz e eficiente das estratégias, alinhando-se com a natureza dinâmica e inovadora do marketing 5.0.

📈 Criar um ecossistema de dados

Os dados precisam estar presentes do começo ao fim nas estratégias de marketing. Por isso, um ecossistema que utilize diferentes fontes de informações, consegue integrar e gerar inteligência a partir do tratamento e análises, possibilitando uma visão mais abrangente do perfil do cliente.

📈 Mapear a jornada tecnológica do consumidor

Entender qual o caminho tecnológico o seu público percorre para chegar ao seu produto ou serviço, torna possível a personalização das interações em cada ponto de contato, o que otimiza a experiência, promovendo a fidelidade e o sucesso das iniciativas.

📈 Desenvolver estratégias sustentáveis e inclusivas

Mais do que nunca, o fator humano-social precisa estar presente em todas as estratégias, atendendo às crescentes expectativas sociais e ambientais dos consumidores. Além de promover responsabilidade corporativa, essa abordagem impulsiona a lealdade do cliente, que se sente mais seguro na sua escolha.

Contando com uma ferramenta que entende do assunto

No cenário dinâmico do Marketing 5.0, onde a personalização e a experiência do cliente são cruciais, a Salesforce, líder em seu mercado, emerge como uma poderosa aliada na construção de estratégias centradas no consumidor, não apenas acompanhando, mas impulsionando as direções da nova tendência. 

A Gentrop é a única reseller Salesforce no Brasil, com certificações e recomendações que comprovam a sua expertise na implementação e adaptação de soluções inteligentes. 

Aqui, nós integramos processos e dados, para criar decisões estratégicas baseadas em informações precisas, que reflitam com clareza as necessidades do seu público.

Não fique estagnado em soluções defasadas de marketing, dê o primeiro passo para o futuro e potencialize os resultados do seu negócio, gerando experiências mais personalizadas, para captar e fidelizar mais clientes.

Fale com a gente!