Artigo_1 (1)-2


Mulheres na tecnologia: Um universo profissional de conquistas e oportunidades.

Visão estratégica, olhar humanizado, flexibilidade, líderes influentes e confiantes, escuta ativa, empatia, resiliência e forte aptidão para lidar com adversidades são algumas das habilidades inatas das mulheres - elas que estão transformando o setor de tecnologia.

Elas são programadoras, designers, desenvolvedoras, analistas, gerentes, CEOs e muito mais. Nos últimos anos, a presença feminina tem crescido exponencialmente no mercado de tecnologia. Suas competências e habilidades próprias vem atraindo recrutadores e promovido um ambiente de aquecimento nas contratações. 

Nos primeiros cinco meses de 2021, mais de 12 mil profissionais se candidataram às vagas de tecnologia no Brasil, um crescimento de 116% em comparação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com o Banco Nacional de Empregos (BNE). Segundo um levantamento da consultoria global de tecnologia Thoughtworks, 31,7 % dos cargos da área já eram ocupados por mulheres, entre o final de 2018 e o início de 2019. 

À medida que as mulheres passam a se interessar e ingressar na área, sua presença torna-se ainda mais relevante e necessária. A demanda por profissionais de tecnologia no Brasil será de 420 mil especialistas nos próximos três anos, sendo que, em média, formam-se apenas 46 mil pessoas anualmente, conforme divulgado recentemente pela Brasscom. Um cenário promissor para o público feminino contribuir com soft skills que o mercado precisa: resiliência, senso de urgência, liderança e inteligência emocional.

Artigo_2

E se falta inspiração para seguir essa carreira, basta dar uma conferida na presença feminina na tecnologia e suas grandes contribuições. Um dos maiores exemplos, Augusta Ada King, ou Ada Lovelace como é conhecida, foi quem teve a ideia do primeiro programa computacional do mundo. Carol Shaw, natural do Vale do Silício, foi a primeira mulher a desenvolver jogos digitais e uma das precursoras da Atari. 

Grace Hopper foi a responsável pelo termo “bug”, ao resolver um erro de processamento de dados retirando um inseto (bug, em inglês) de dentro de uma máquina. Hedy Lamarr, além de atriz, teve influência na criação de tecnologias utilizadas até hoje em GPS, Wi-Fi, smartphones e Bluetooth, entre tantas outras.

Artigo_3

Lembrar da nossa trajetória de vida todos os dias e se orgulhar da nossa história faz com que a gente se admire e reconheça conquistas que às vezes podem passar despercebidas.

É por isso que nós, da Gentrop, temos plena certeza do grande potencial feminino neste mundo de inovações. Valorizamos as habilidades únicas de nossas gentropers e propiciamos um ambiente de equidade para que, cada vez mais, a tecnologia seja um espaço plural

Cópia de Artigo_4


[LEIA MAIS]: O futuro das mulheres na Tecnologia e a importância da proporcionalidade de gênero