banner blog


O ano é novo e as estratégias de sucesso também são

Descubra as tendências empresariais que serão pioneiras neste ano quando o assunto é alcançar resultados e elevar o potencial do seu negócio.

2024 já está entre nós e trouxe com ele um questionamento: você está preparado para o futuro do trabalho? O ambiente profissional está em constante evolução, e isso já é um fato. Impulsionado por avanços tecnológicos, transformações sociais e novas formas de organização, a maneira como trabalhamos hoje não é a mesma de 5 anos atrás. Para não ficar para trás no assunto, é preciso se atentar às mudanças que irão impactar empresas e profissionais nos próximos meses. 

Por isso, neste artigo, reunimos para você as principais tendências que moldarão a dinâmica empresarial neste ano:

💻 Modelos de trabalho flexíveis

Segundo pesquisa da We Work, cerca de 76% dos brasileiros consideram o modelo híbrido o cenário de trabalho ideal. A flexibilidade de localização e carga horária não são apenas uma resposta às demandas da era digital; mas sim uma reinvenção do próprio jeito de se trabalhar. A capacidade de se conectar e colaborar de maneira eficaz, independentemente da localização física, é um diferencial competitivo importantíssimo para empresas que buscam atrair talentos e manter a produtividade. Além disso, a eficiência dessa flexibilização é refletida não apenas entre os colaboradores, mas também para a própria organização.

🤖 Automações inteligentes

A colaboração entre humanos e máquinas se torna ainda mais forte este ano. Inteligência Artificial (IA) e a Automação de Processos Robóticos (RPA) vão se integrar para automatizar tarefas diárias manuais, otimizando processos que demandam muitas horas e gerando mais tempo livre para dedicação em atividades estratégicas. Esse tipo de automação permite que os profissionais consigam focar em atividades que demandam maior fator humano, como: criatividade, análises e tomada de decisões.

🧠 Soft Skills 

Conhecidas como habilidades interpessoais não técnicas, são elas que influenciam a forma como interagimos uns com os outros, trabalhamos em equipe e gerenciamos nosso próprio desempenho no ambiente de trabalho. Atributos como empatia, resolução de problemas, criatividade e pensamento crítico, serão cada vez mais valorizados dentro dos ambientes empresariais, pois eles complementam as tecnologias emergentes e são essenciais para lidar com situações complexas.

🔒 Segurança digital

Com avanço tecnológico, o fator segurança se tornou ainda mais imprescindível. O vazamento de dados sensíveis em ataques cibernéticos bem sucedidos, impacta negativamente a integridade das operações e gera desconfiança digital entre consumidores. Criar barreiras de proteção cibernéticas precisa estar no planejamento estratégico de qualquer negócio que quer se manter seguro, sendo necessário estabelecer e manter essa confiança digital para garantir um relacionamento sólido com clientes, fornecedores e outras partes interessadas.

🌈 Diversidade e inclusão

85% dos CEOs que têm estratégias focadas em diversidade e inclusão em suas empresas notaram melhora na performance corporativa, impactando desde inovação e colaboração até a satisfação dos clientes, afirma pesquisa da PwC. Mais que uma simples representação de diferentes grupos dentro de uma organização, essa iniciativa envolve a criação de ambientes inclusivos, onde as vozes de todas as pessoas são ouvidas, respeitadas e valorizadas, trazendo uma variedade de perspectivas e experiências para o ambiente de trabalho.

🙇 Saúde Mental e Bem-Estar

A atenção à saúde mental e ao bem-estar no ambiente de trabalho se tornou crucial nos dias atuais. Se preocupar em criar um ambiente saudável de colaboração em meio a pressão e correria da rotina das organizações, é essencial para a produtividade, a satisfação e a retenção de talentos. Soluções como aconselhamento psicológico, meditação, grupos de apoio, workshops sobre gestão do estresse, e outras iniciativas voltadas para o bem-estar emocional, serão ótimos investimentos.

🔄 Convergência tecnológica

Utilizar serviços de TI de maneira independente tornou-se algo arcaico. Hoje, já é possível integrar soluções para criar ecossistemas digitais mais eficientes, usando como base uma mesma estrutura tecnológica. IoT (Internet das Coisas), blockchain e realidade aumentada são algumas dessas convergências que proporcionam experiências integradas e personalizadas para empresas e consumidores.

♻️ Responsabilidade socioambiental

A sustentabilidade dentro do ambiente corporativo é uma das pautas mais importantes do ano. A preferência por fornecedores comprometidos com práticas sustentáveis torna-se um critério fundamental na seleção de parceiros comerciais. Empresas conscientes de seu papel buscarão práticas mais sustentáveis para minimizar o impacto ao meio ambiente. Cadeias de fornecimento serão revistas considerando a origem dos materiais, pegada de carbono, os processos de produção, o transporte e a gestão de resíduos. 

Quer ficar ainda mais por dentro do assunto?

Nós preparamos um e-book especial com tudo que será de mais relevante em 2024!

Nele você poderá se aprofundar nas tendências revolucionárias que estão moldando o futuro do trabalho neste ano, enquanto explora temas como ecossistemas de inovação, a ascensão da inteligência artificial, a evolução das plataformas digitais e as habilidades do futuro. 

Desvende também a influência da ética e sustentabilidade nos negócios, compreenda o papel vital da saúde mental no novo cenário de trabalho e inspire-se com um case de sucesso da Gentrop de migração para o Google Cloud. 

Baixe o material agora mesmo e se prepare para mergulhar em insights profundos sobre a transformação digital! 

Esse é o primeiro passo para se manter à frente das mudanças que vão impactar empresas e profissionais no ano de 2024. 

ACESSE JÁ O EBOOK!