Sustentabilidade no trabalho: novas ferramentas monitoram pegada de carbono na nuvem


Sustentabilidade no trabalho: novas ferramentas monitoram pegada de carbono na nuvem

Com meio ambiente na frente, Carbon Sense do Google Cloud fornece dados decisivos para estratégias.

ESG é um tópico atual no mundo corporativo – critério decisivo para consumidores e investidores, mas o quanto a sua empresa está comprometida com o environmental, parte da sigla em inglês que se traduz em “ambiental”.?

O Google lançou recentemente novas ferramentas sustentáveis para o Google Workspace. Empresas que sabem utilizar essas soluções podem mensurar sua pegada de carbono e estudar formas de diminuir seu impacto no meio ambiente.

Confira como a Gentrop pode te guiar nessa missão!

O seu trabalho pode ser menos exaustivo para a Terra

Diariamente utilizamos recursos naturais durante todo o expediente. Por exemplo, tanto os dispositivos dos colaboradores, quanto os servidores de rede consomem grandes volumes de energia. 

A nuvem se posiciona como a principal solução que promove mais eficiência e sustentabilidade para todos os setores, aponta estudo da Deloitte

Infografico - Carbono com GW

Fonte: Deloitte, 2022

Ao usar o Google Workspace, você reduz o consumo de papel, de energia elétrica e de combustível, pois evita a impressão de documentos, o uso de servidores locais e as viagens a trabalho.

É possível economizar ainda mais recursos naturais com a adoção do trabalho híbrido ou remoto, modelos que se encaixam perfeitamente na plataforma Workspace.

 É nesse cenário que surge o desafio de mensurar e diminuir a pegada de carbono das empresas na nuvem e o Google tem uma coleção de ferramentas para ajudar nessa tarefa.

Rastreie, gere relatórios e diminua a emissão de carbono na nuvem

O Carbon Sense do Google é um pacote de soluções que ajudam a reduzir o impacto ambiental das operações de TI. Elas permitem medir, gerenciar e otimizar a pegada de carbono dos serviços de nuvem.

unnamed

Veja as funções de cada ferramenta:

📊 Carbon Footprint: permite estimar e visualizar as emissões de carbono associadas ao uso dos produtos do Google, com filtro de região, tempo, projeto e departamento.

🤖 Active Assist: oferece recomendações inteligentes para melhorar a eficiência energética e reduzir os custos dos recursos de nuvem, como projetos ociosos e os compromissos de uso.

🌱 Low-carbon signals: informações sobre a intensidade de carbono das regiões do Google Cloud, sendo possível escolher regiões com menor quantidade de emissões por unidade de energia consumida.

🌎 Google Earth Engine: plataforma para rastrear, monitorar e prever mudanças na superfície da Terra, para economizar custos operacionais, mitigar e gerenciar melhor os riscos de uma nova frente de trabalho.

🏷️ TraceMark: rastreamento poderoso que analisa a origem renovável das matérias-primas usadas na cadeia de suprimentos, para reduzir riscos ambientais e sociais envolvidos entre a extração, transporte e processamento dos recursos.

Vamos dar as mãos por um mundo melhor

Para tirar o verdadeiro proveito das ferramentas do Carbon Sense do Google Workspace, você precisa contar com uma parceira especializada, que possa te ajudar a implementar, a configurar e a otimizar a plataforma.

E essa parceira é a Gentrop, somos referência em transformação digital com Workspace, com reconhecimento de Google Cloud Partner em impacto social.

Oferecemos serviços de consultoria, migração, treinamento, suporte e gestão do Google Workspace, além de desenvolver soluções personalizadas para as necessidades específicas da sua empresa.

Com a Gentrop, você pode transformar o seu negócio em um empreendimento sustentável, alinhado aos valores do ESG.

Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar a adotar ou melhorar o uso do Google Workspace na sua empresa.

A Gentrop é a parceira ideal para empresas que querem fazer a diferença no mundo.

Fale com a gente