Post_TendenciasdeMkt_BannerBlog


Marketing, Vendas e Customer Experience: como esses pilares impactam a sua empresa

A aceleração digital que tivemos no último ano nos mostrou como o mercado precisou agir de forma rápida e simplificada, minimizando gastos e tornando seus fluxos de trabalho mais ágeis. Segundo as previsões do relatório Gartner Marketing Predictions for 2021 and Beyond, em 2023, 25% das organizações unirão Marketing, Vendas e Customer Experience em uma única função. Uma fusão que traz muitos benefícios e mostra como a demanda pelo trabalho multifuncional tem aumentado cada vez mais.

A importância da sinergia entre as operações

Uma grande parte do mercado já compreende a importância da sinergia entre as estratégias de marketing e vendas, duas áreas vitais para o desenvolvimento de qualquer negócio - afinal, elas trabalham juntas para que as suas metas sejam atingidas e superadas. Mas o que vem para transformar e agregar ainda mais valor à essa fusão, é a necessidade de se pensar cada vez mais na experiência do cliente.

Essa união entre Marketing, Vendas e Customer Experience já era esperada, mas a verdade é que a recente aceleração digital pela qual passamos em 2020, trouxe essa realidade para o aqui e agora, intensificando a necessidade de se trabalhar adotando múltiplas funções. Segundo a Gartner, essa mudança traz muitos benefícios, já que o seu objetivo é reduzir esforços duplicados, padronizar e centralizar essas três operações.

LEIA MAIS: [Ebook] Saiba tudo sobre Inovação Corporativa

3 atitudes que os profissionais de Marketing devem tomar

De acordo com o relatório, aproximadamente 90% dos líderes de marketing concordam que sua função está sob pressão para se tornar mais adaptável. Mesmo assim, 76% desses líderes dizem que não podem maximizar totalmente o impacto das suas iniciativas ao mesmo tempo em que buscam por eficiência. Por isso, para facilitar o processo dessa fusão entre as operações, a Gartner aponta 3 atitudes que os profissionais de Marketing devem tomar:

 

  1. Compartilhar as percepções do cliente e do mercado em toda a organização para informar uma experiência contínua e reduzir a redundância;

  2. Usar mapas de jornada do cliente ponta a ponta para identificar hand-offs e pontos de atrito entre as funções;

  3. Identificar fluxos de trabalho duplicados e realinhar esses recursos para objetivos e resultados compartilhados.

Quais ferramentas podem apoiar essa mudanças?

Para otimizar os processos internos e potencializar a experiência do consumidor, é necessário investir em plataformas que integrem as ferramentas de estratégias de marketing e vendas da sua empresa, e que também ajudem a sua marca a ficar mais próxima do seu cliente. Nesse momento, é muito importante contar com processos digitalmente otimizados, principalmente em relação à coleta e mineração de dados.

Com o Marketing Cloud você consegue conduzir estratégias de relacionamento, automação e inteligência de dados para entregar uma mensagem única de acordo com toda a jornada do seu consumidor. Com ele você consegue promover integração, conexão e inteligência para incentivar conversas diretas com seus clientes.

Com essa plataforma da Salesforce, reconhecida como a plataforma de CRM nº 1 do Mundo, fica muito mais fácil criar jornadas, interagir em tempo real e se comunicar de maneira personalizada e confiável para que você ouça, interprete e atenda as reais necessidades do seu consumidor. Além disso, é possível medir a eficácia das suas estratégias e tomar medidas para melhorar ainda mais o relacionamento do cliente com a sua marca.

LEIA MAIS: Entenda como o Datorama atua com inteligência de marketing para mensurar e impulsionar o crescimento da sua empresa

 

A Gentrop tem à disposição especialistas Salesforce para ajudar a sua empresa nesse processo. Confira tudo o que podemos fazer para ajudar os seus times de marketing a otimizarem seus resultados!

→ Fale com a gente!